Cupcake de Chocolate Receita Fácil

Cupcake de Chocolate Receita – receita fácil de fazer, difícil de resistir.

Cupcake de Chocolate Receita
Cupcake de Chocolate Receita Bake and Cake

Cupcake de Chocolate – nossos cupcakes lindinhos, macios, fofinhos e cheios de sabor! Difícil mesmo será comer um só! Inscreva-se no Youtube.

Cupcake de Chocolate

Receita Bake and Cake

Prá começar, a história dos Cupcakes :

De acordo com informação que coletamos  no blog a Arte do Chefe, há divergências quanto os motivos que levaram os pequenos bolinhos serem chamados de “cupcakes”.

Em inglês, “cup” significa xícara e cake, é bolo.  Diz a lenda que o nome vem do fato de suas medidas serem feitas em xícaras. Há contudo, outra versão  que afirma  que o nome vem das forminhas que são usadas para assá-los (desde o passado eram feitos em latinhas que pareciam xícaras).  Hoje em dia estes bolinhos ficaram bastante conhecidos e são apresentados em diversos tipos de massas e coberturas. Nossa receita é puro chocolate!

Rendimento: 15 -18 cupcakes

Tempo de Preparo: 2 horas (mínimo para gelar a ganache). Otimize o tempo de preparo fazendo o bolinho enquanto a ganache gela.

Utensílios: Formas de alumínio ou inox para os cupcakes, forminhas de papel para os cupcakes, batedor fue, espátula, vasilha para o chocolate, bico de confeitar (escolha o que for de sua preferência), saco de confeitar e jarra ou copo com bico.

Equipamentos: Batedeira de mão ou planetária, Forno e Microondas (opcional).

Ingredientes Cupcake de Chocolate Receita: 

Para o ganache:

  • 300g de chocolate meio amargo ou ao leite
  • 300g de creme de leite fresco ou de caixinha

Para a massa dos Cupcake de Chocolate Receita:

  • 2 ovos
  • 1 xícara de farinha de trigo
  • 1 xícara de açúcar
  • 1/2 xícara de leite
  • 3/4 xícara de óleo
  • 1/2 xícara de chocolate em pó
  • 1/2 colher de sopa de fermento em pó

Cupcake de Chocolate Receita :

Passo 1 – Prepare o Ganache de Chocolate. O processo é simples: derreta o chocolate em banho maria ou no microondas. Se fizer no microondas, faça o processo  de 30 em 30 segundos. Quando estiver derretido, incorpore o creme de leite. Misture e leve a geladeira por 2 horas  aproximadamente ( a consistência tem que estar para a cobertura é mais firme, mas não dura). Se for necessário deixe mais tempo. Caso passe do ponto, deixe um pouco fora da geladeira. Para ver os pontos ideais de Ganache, clique aqui.

Passo 2 – Prepare as forminhas. Inicie aquecendo o forno a 160o. Separe as forminhas de papel e de assar os cupcakes. Coloque as forminhas de papel dentro das forminhas para assar os cupcakes. Não é necessário untar.

Passo 3 – Inicie a preparação dos bolinhos, seguindo o roteiro abaixo:

  • Bata os ovos com o açúcar até que fique uma mistura amarela bem clara;
  • Acrescente: óleo, leite, chocolate em pó e continue batendo.
  • Pare de bater e adicione o fermento e a farinha, misturando com cuidado.
  • Transfira o conteúdo da tigela da batedeira para um copo ou jarra com “bico”, isto vai facilitar despejar a massa nas forminhas. Encha cada forminha do cupcake até 3/4 de sua capacidade.
  • Leve para o forno e deixe em torno de 20 minutos ou até que estejam assados completamente). Deixe esfriar e espere o tempo indicado para o ganache atingir o ponto para colocar a cobertura.

Passo 4 – Confeitar/Decorar!  –  Esta na verdade é a parte mais divertida! Com o bico de confeitar (pode ser o que tiver) faça movimentos circulares ou até uma rosa sobre os cupcakes assados.  Separamos um video que mostra bem isto!

Importante:

#dicabakeandcakebr – A consistência do ganache é bem diferente do creme de manteiga e do chantilly, que são bem mais fáceis de fazerem o cupcake ficar com esta aparência perfeita. Contudo, o sabor da ganache é inigualável! Não a deixe tão dura e nem tão mole…e aí ficará mais fácil para fazer a cobertura! Caso queira fazer um ganache mais tradicional, veja a nossa receita aqui.

Conservação: fora da geladeira por 2 dias somente. Na geladeira, a duração é mais prolongada, porém a ganache fica mais consistente, sendo desejável tirar da geladeira uns minutos antes de servir. Se onde mora é muito quente, aconselhamos conservar em geladeira.

Esperamos que tenham gostado e que se divirtam com esta receita!

Para ver mais informações de como preparar Ganache de Chocolate clique aqui:

Ganache e os 3 pontos - Receita
Ganache e os 3 pontos: Liso, Bico e Fosco.

Um forte abraço, e mais uma vez, lembramos vocês para nos seguirem em nossas redes sociais :

Deixe seus dados abaixo para pertencerem ao nosso maravilhoso universo da gastronomia e receber nossos comunicados exclusivos!

Um beijo e até a próxima receita, porque aqui vocês sabem, a gente cozinha, gosta e posta!

Cris Muratori

Bake and Cake – Seu Canal Interativo Gourmet

Deixe aqui seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.