Suflê de Queijo Minas – – A receita francesa que se uniu ao mais brasileiro dos queijos. Leve, pode ser servido como acompanhamento ou prato principal. Inscreva-se no Youtube.
Suflê de Queijo Minas
Receita Bake and Cake
Pra começar…
Origem e História – A origem do “Soufflé” é francesa, e o termo refere-se `a técnica de preparação do prato, que é feita usando ovos ( claras em neve ) para deixá-lo com uma consistência macia e fofinha.
A versão clássica é servida com Queijo Gruyére (que tem origem suíça), mas vamos prepará-lo com o nosso querido e amado Queijo Minas.
Rendimento – 6 porções (pode ser feitos em porções individuais ou em porção familiar).
Dificuldade – Fácil
Tempo de Preparo – 1 hora
Utensílios – se servir individualmente: 12 ramequins (6 para o queijo minas) ou 2 travessas refratárias fundas, um batedor de arame, uma panela média e uma panela pequena, bowl ou tigela.
Equipamentos – Forno, batedeira.
Suflê de Queijo Minas – Ingredientes
Ingredientes:
Suflê de Queijo MInas
- 1 xícara de queijo minas em pedaços
- 2 colheres de parmesão ralado + um pouco para polvilhar
- 4 ovos
- 2 xícaras de chá de leite
- 2 colheres de sopa de farinha de trigo
- Sal a gosto
- Pimenta do reino branca a gosto
- Noz moscada ralada a gosto
- 1 colher de sopa de manteiga + um pouco para untar
- 1 cebola pequena/média cortada na metade com uma folha de louro e 3 cravos espetados (cebola piqué)
Como Fazer- Suflê de Queijo Minas:
Passo 1 – Aqueça o forno a 180oC e separar os ingredientes. Unte com manteiga as travessas. Prepare a base do suflê, que é basicamente um molho béchamel ou molho branco encorpado. Siga os passos abaixo:
- Derreta a manteiga em fogo bem baixo para não queimar. Adicione a farinha e mexa com o fouet. Deixe no fogo por uns 3 minutos e não pare de bater.
- Adicione o leite devagar e continue mexendo. Destaca todo e qualquer grumo de farinha, pois esta base deve ser lisa, cremosa e de textura mais grossa.
- Coloque o sal , a pimenta branca moída, noz moscada. Adicione a Cebola Piqué. Mantenha o fogo baixo, deixe o molho incorporar e mexa para não grudar no fundo. Cozinhe por pelo menos mais uns 5 minutos. Deixe esfriar e retire a cebola piqué.
Passo 2 – Separe as claras e as gemas. Reserve as claras em uma tigela. Adicione as gemas à base do suflê feita com farinha, manteiga e leite, cozinhe por mais alguns minutos e mexa para incorporar e manter a textura lisa e sem grudar na panela.
Obs. Com esta base é possível preparar qualquer suflê, alterando o passo 3 para o ingrediente de sua preferência)
Passo 3 – Depois de frio, coloque as gemas no molho branco e leve ao fogo novamente, mexendo sempre até ferver. Retire a cebola piqué. Deixe esfriar novamente.
Passo 4 – Adicione o Queijo Minas Frescal e o Queijo parmesão. Bata as claras em neve e misture tudo com muito cuidado para não perder o “aerado”. Polvilhe o queijo parmesão por cima.
Passo 5 – Leve para assar por 30 minutos ou até crescer e dourar por cima.(não abrir o forno enquanto assa).
Passo 6: Sirva quente imediatamente como prato principal ou acompanhamento (se não servir imediatamente ele murcha).
Bon appetit!
Um forte abraço, e mais uma vez, lembramos vocês para nos seguirem em nossas redes sociais :
Se quiser, deixe seus dados abaixo para pertencerem ao nosso maravilhoso universo da gastronomia e receber nossos comunicados exclusivos!
Um beijo e até a próxima técnica ou receita, porque aqui vocês sabem, a gente cozinha, gosta e posta!
Cris Muratori
Bake and Cake – Seu Canal Interativo Gourmet