Torta de Pessego – a famosa torta Bake and Cake mas de Pessego, uma sobremesa ideal para as FESTAS DE FINAL DE ANO. Receita de familia. INSCREVA-SE NO YOUTUBE.
TORTA DE PESSEGO
RECEITA BAKE AND CAKE
Dificuldade: Média
Tempo de preparo: aproximadamente 3 horas
Rendimento – uma torta média (8/10 pedaços)
Utensílios – forma de torta removível, panela, batedor fouet, espátula, tigela de inox ou vidro, medidores e/ou balança , pincel de silicone e colher de sopa.
Equipamentos – Batedeira de mão.
Ingredientes TORTA DE PESSEGO:
PARTE I) Para a massa e recheio
- 150g de farinha de trigo, mais um pouco para polvilhar
- 100g de manteiga sem sal gelada em pedaços
- 50 g de açúcar
- 1 gema
- 1/2 colher de chá de extrato de baunilha
- 1 lata de pêssego em calda (reserve a calda para fazer a gelatina)
PARTE II) Para o creme de confeiteiro:
- 100 g de açúcar
- 50 g de maisena
- 2 ovos
- 1 colher de chá de extrato de banunilha
- 400 ml de leite
Para a gelatina de brilho:
- 1 pacote de gelatina sem sabor
- Toda a calda da lata de pêssegos + 1/4 de xícara de água
Como fazer a TORTA DE PESSEGO PERFEITA
Passo 1 – Prepare a massa: Misture a farinha e a manteiga. Acrescente o açúcar, misture novamente. Bata a gema e a baunilha e junte à mistura. Forme uma massa homogênea, que não gruda nas mãos. Cubra com filme plástico e leve para a geladeira por meia hora.
Passo 2: Enquanto a massa gela faça a gelatina – dissolva um pacote de gelatina sem sabor em um pouco de água seguindo as instruções da embalagem. Misture com a calda de pêssego e água, leve para gelar por mais ou menos 1 hora e meia a 2 horas.
Passo 3 : Após meia hora de descanso da massa, monte-a na forma , deixando-a com a mesma espessura no fundo e nas laterais. Faça furos na massa com um garfo , coloque papel manteiga por cima e espalhe alguns feijões por cima e leve para assar por 15 a 20 minutos em forno 180o C ou até dourar ligeiramente e ficar crocante.
Passo 4 – Enquanto a massa assa, faça o creme de confeiteiro.
VEJA O VIDEO DE COMO FAZER O CREME DE CONFEITEIRO
A RECEITA DO CREME DE CONFEITEIRO RESUMIDA : Bata o açúcar, os ovos, a maisena e a baunilha na batedeira. Em uma panela, esquente o leite e retire do fogo logo que começar a borbulhar. Misture o leite quente sobre a mistura de ovos mexendo sem parar. Leve todo o creme para ferver em fogo médio e não pare de bater até engrossar. Neste ponto, reduza o fogo e cozinhe por mais 2 ou 3 minutos. Transfira o creme pronto para uma tigela, cubra com filme plástico e deixe esfriar completamente em temperatura ambiente ou se demorar para montar, coloque-o na geladeira.
#dicabakeandcakebr: Se o creme ficar muito duro e difícil de manusear, bata novamente com a batedeira que ele volta a ficar na consistência original.
Passo 5 – Deixe a massa e o creme de confeiteiro esfriarem e enquanto isto, corte os pêssegos em lâminas ou fatias (“julienne”) . Reserve.
Passo 6 – Montagem:
- Mantenha a torta de pêssego na forma. coloque o creme confeiteiro e encha o quanto desejar, nivelando o creme.
- Arrume os pêssegos na forma, nossa sugestão é começar pelo centro, fazendo um catavento com eles ou uma “flor” e depois vá intercalando e preenchendo com este formato até o final. O importante é não deixar o creme visível, preencher com pêssegos e mais pêssegos para ficar linda e deliciosa.
- Coloque a gelatina de brilho que fez com a calda de pêssegos. Se estiver muito “dura” a dica é colocar 15 a 30 segundos no fogo ou no microondas, cuidando para não derreter demais. Coloque a gelatina sobre os pêssegos com o auxílio de uma colher mergulhada em água quente ou com pincel de silicone se ela estiver mais líquida. Passe a gelatina de brilho em toda a superfície coberta pelos pêssegos.
- Leve à geladeira por pelo menos 30 minutos ou mais antes de servir. Quanto mais tempo na geladeira melhor, pois a torta fica mais perfeita e consistente. Retire da forma na hora de servir, coloque sobre uma travessa e aproveite!
Veja abaixo o “making off” com todos os processos que estão envolvidos nesta torta: os pêssegos, a massa montada na forma, a massa assada, o creme de confeiteiro pronto e a gelatina de brilho (nesta ordem).
O resultado é esse:
Quer ver a torta de morango com gelatina também?
Torta de Morango – receita fácil e prática para fazer em casa.
Um forte abraço, e mais uma vez, lembramos vocês para nos seguirem em nossas redes sociais :
Se quiser, deixe seus dados abaixo para pertencerem ao nosso maravilhoso universo da gastronomia e receber nossos comunicados exclusivos!
Um beijo e até a próxima técnica ou receita, porque aqui vocês sabem, a gente cozinha, gosta e posta!
Cris Muratori
Bake and Cake – Seu Canal Interativo Gourmet