Bake and Cake – fomos em busca da receita perfeita para compartilhar com você esta receita que é uma paixão nacional. Inscreva-se no Youtube. Conheça nosso novo site Bake and Cake Gourmet, com mais de 1.000 receitas rápidas e saudáveis.
receita de Pão de Queijo Caseiro Perfeito
Dificuldade: Fácil
Tempo de Preparo: 2 horas
Rendimento: 50-60 pães de queijo pequenos (cada um com 18g em média) ou 25 pães de queijo com 36g cada (1 colher de sopa de medida)
Utensílios: Chaleira, Bowl, Espátula de Silicone, forma.
Equipamentos: Batedeira (opcional), Forno.
Porque os pães de queijo não são iguais…
Antes de iniciarmos a receita, fizemos uma pesquisa muito interessante sobre a composição do pão de queijo, afinal não podemos dizer que são todos iguais. Entenda o porquê.
- Polvilho
Os pães de polvilho azedo crescem um pouco mais e, quando esfriam, ficam mais secos. Os que levam polvilho doce são mais uniformes e densos. O melhor é usar 50% de cada.
- Queijo
Se for fresco, terá mais água, vai dar um pão mais pesado. Se for muito gorduroso, também. O queijo meia cura ou o minas padrão de textura mais “macia” deram o melhor resultado. Colocar queijo parmesão dá um toque todo especial.
- Gordura
Altera a textura da massa. Mais gordura deixa o pão mais macio. Gordura demais deixa o pão pesado. Pode ser óleo, manteiga ou banha. Aqui usamos manteiga.
- Leite/água
A água e/ou o leite quentes faz que o amido do polvilho inche e gelatinize – deixando a massa elástica. Aqui usamos leite integral, porque não adianta querer economizar calorias bem aqui com o pão de queijo, né?
- Sal
Sua função é só mesmo dar gosto. A depender do queijo, ele pode ser dispensado da receita, por isso cuidado ao adicionar sal à massa. Na nossa receita usamos o parmesão também, então o sal deve ser adicionado com cautela.
- Ovo
Interfere na textura e leveza do pão. Ajuda o polvilho a estruturar a massa e é também responsável por reter os gases que se formam no miolo. Pode variar em quantidade de acordo com o queijo utilizado, veja abaixo em nossa receita.
O modo de preparo é simples e é sempre o mesmo: Ponha o leite para ferver com manteiga. Jogue a mistura fervente na mistura de polvilhos e mexa para fazer uma pasta. Junte os queijos. Junte o(s) ovo(s). Modele os pães e asse em fogo alto (200oC) até ficar dourado.
Fonte: Paladar (O Estado de São Paulo) – adaptado por Bake and Cake
Mas a variação de utilização entre polvilho doce e azedo e as quantidades de ingredientes alteram completamente a textura e o sabor deste pão que já virou um símbolo do Brasil.
Agora vamos testar a nossa receita escolhida?
A receita que escolhemos veio do Blog Cozinha Consciente, porém com algumas adaptações.
INGREDIENTES pão de queijo
- 125g de polvilho doce
- 125g de polvilho azedo
- 250 g de queijo minas meia cura (Araxá ou Canastra) ou Minas Padrão
- 65g de manteiga + um pouco para untar as mãos.
- 3/4 xícara de leite integral
- 100g de queijo ralado, 50 g para a massa e o restante para “empanar”
- Sal a gosto (verifique se é necessário)
- Ovos – * Para o Araxá e Minas Padrão, 1 ovo e para o Serra da Canastra 2 ovos. Por garantia, colocar um por vez, verificar o ponto (tem que desgrudar da mão).
- 100g Queijo Parmesão para polvilhar/empanar (nossa adaptação)
modo de PREPARO pão de queijo
Passo 1: Separe os ingredientes da receita e coloque os 2 polvilhos em uma tigela. Ferva o leite e a manteiga e o sal e escalde o polvilho (abra um buraco no meio do polvilho e jogue esta mistura) . Mexa com a ajuda da espátula e quando estiver em uma temperatura que suas mãos possam tocar a massa, sove, misturando bem os ingredientes.
Passo 2: Pré-aqueça o forno. Adicione o queijo meia cura ou minas padrão primeiro e por último os ovos (um por vez, verificando se é necessário umedecer mais a massa antes de colocar todos). Adicione o queijo parmesão. Sove até obter uma massa lisa, homogênea e que tenha ponto de requeijão. Envolva em filme plástico. Leve para gelar por 30 minutos.
Passo 3: Molde os pães e passe-os no queijo parmesão.
#dicabakeandcake:
- Como moldar : fazer uma tira com a massa (como para nhoque, cortamos, pesamos e depois enrolamos. Outra possibilidade é pegar uma colher de medida ou de sorvete e já moldar com ela (desde que seja redonda) .
- Coloque em uma vasilha com o queijo ralado e jogamos alguns pães já enrolados e mexemos a vasilha para “empanar” ligeiramente.
3. Depois, deste processo, leve a geladeira em formas untadas ou com um tapete de silicone. Espere endurecer e coloque em saquinhos as porções que serão congeladas.
4 . Asse em forno pré-aquecido a 200oC por 20 minutos (vai direto do congelador para o forno).
NOSSA AVALIAÇÃO FINAL
- Preparação: Muito fácil, fácil de enrolar, fácil de passar no queijo ralado.
- Textura: ficou incrível desde a preparação. Ao morder ele ficou ligeiramente puxa puxa como tem que ser, mas macio por dentro e com uma casquinha por fora.
- Sabor: Hummm, deu vontade de comer sem parar!
Nota final: Excelente! Aprovado! Para nós esse é sim um pão de queijo caseiro perfeito.
Um abraço muito caloroso, sempre e até a próxima receita , quer dizer, experiência culinária compartilhada.
Se é profissional da gastronomia, vende por encomenda, participe do nosso grupo fechado Bake and Cake Faça e Venda.
Para receber as receitas, sempre que forem postadas, deixe seu e-mail no formulário abaixo
Um forte abraço, e mais uma vez, lembramos vocês para nos seguirem em nossas redes sociais:
Facebook
Instagram
Twitter
Youtube
Um beijo e até a próxima técnica ou receita, porque aqui vocês sabem, a gente cozinha, gosta e posta!
Cris Muratori
Bake and Cake – Seu Canal Interativo Gourmet