Receita de Pão de Queijo Perfeito – Testada muitas vezes!

Receita pronta, deliciosos…..

Bake and Cake – fomos em busca do pão de queijo caseiro perfeito para compartilhar com você esta receita que é uma paixão nacional. Inscreva-se no Youtube.

Pão de Queijo Caseiro Perfeito

BAKE AND CAKE

Dificuldade: Fácil

Tempo de Preparo: 2 horas

Rendimento: 50-60  pães de queijo pequenos (cada um com 18g em média) ou 25 pães de queijo com 36g cada (1 colher de sopa de medida)

Utensílios: Chaleira, Bowl, Espátula de Silicone, forma.

Equipamentos:  Batedeira (opcional), Forno,

Por que os pães de queijo não são iguais…

Antes de iniciarmos a receita, fizemos uma pesquisa muito interessante sobre a composição do pão de queijo, afinal não podemos dizer que são todos iguais. Entenda o porquê.

  • Polvilho

Os pães de polvilho azedo crescem um pouco mais e, quando esfriam, ficam mais secos. Os que levam polvilho doce são mais uniformes e densos. O melhor é usar 50% de cada.

  • Queijo

Se for fresco, terá mais água, vai dar um pão mais pesado. Se for muito gorduroso, também. O queijo meia cura ou o minas padrão de textura mais “macia” deram o melhor resultado. Colocar queijo parmesão dá um toque todo especial.

  • Gordura

Altera a textura da massa. Mais gordura deixa o pão mais macio. Gordura demais deixa o pão pesado. Pode ser óleo, manteiga ou banha. Aqui usamos manteiga.

  • Leite/água

A água e/ou o leite quentes faz que o amido do polvilho inche e gelatinize – deixando a massa elástica. Aqui usamos leite integral, porque não adianta querer economizar calorias bem aqui com o pão de queijo, né?

  • Sal

Sua função é só mesmo dar gosto. A depender do queijo, ele pode ser dispensado da receita, por isso cuidado ao adicionar sal à massa. Na nossa receita usamos o parmesão também, então o sal deve ser adicionado com cautela.

  • Ovo

Interfere na textura e leveza do pão. Ajuda o polvilho a estruturar a massa e é também responsável por reter os gases que se formam no miolo. Pode variar em quantidade de acordo com o queijo utilizado, veja abaixo em nossa receita.

  • Preparação: Muito fácil, fácil de enrolar, fácil de passar no queijo ralado.
  • Textura: ficou incrível desde a preparação. Ao morder ele ficou ligeiramente puxa puxa como tem que ser, mas macio por dentro e com uma casquinha por fora.
  • Sabor: Hummm, deu vontade de comer sem parar!

Nota final: Excelente! Aprovado! Para nós esse é sim um pão de queijo caseiro perfeito..

Um abraço muito caloroso, sempre e até a próxima receita , quer dizer, experiência culinária compartilhada.

Gostou? Compartilhe! E siga o Bake and Cake (@bakeandcakebr) nas redes sociais.

Veja mais receitas de pães em nossa página especial.

Com carinho

Cris Muratori

BAKE AND CAKE

Bake and Cake

Seu Canal Interativo Gourmet

Invista em você. Aprenda confeitaria de forma profissional. Saiba Mais.

3 comentários

Deixe aqui seu comentário