Massa de Crepe: veja como fazer a massa de crepe perfeita e com ela preparar a sobremesa francesa clássica : crepe suzette. Veja as receitas e a historia deste clássico. Inscreva-se no Youtube
Massa de Crepe – Nosso post de hoje está dividido em duas partes, a primeira é somente sobre a massa de crepe e depois temos a receita de Crepe Suzette.
Parte I) Massa de Crepe
Dificuldade: Fácil
Tempo de Preparo : 30 minutos
Utensílios: Frigideiras apropriadas – com laterais baixas e inclinadas, que facilitam espalhar a massa. Se não forem anti-aderentes, a frigideira tem que estar bem quente e untada antes de colocar a massa. Além disso são necessários – bowl, fouet e copo medidor.
Equipamentos: Liquidificador ou Mixer, Fogão. Mas pode ser feito a mão.
Crepe e Panqueca são massas diferentes – O Crepe é uma massas mais fina, leve e que acompanha bem ingredientes da mesma característica e precisa descansar por 30 minutos antes de ser preparada. A Panqueca, tem uma massa mais encorpada, leva fermento e normalmente é feita mais grossa, como a que é feita pelos americanos, é servida “empilhada” com manteiga e diversas coberturas.
ALGUNS SEGREDOS PARA FAZER SUA MASSA DE CREPE FICAR PERFEITA:
- Consistência certa – A consistência da massa é fator chave para o sucesso da sua receita – a massa deve ser fina, lisa, porém cremosa. Normalmente a massa de crèpe é um pouco mais líquida.
- Evitar grumos – Para misturar os ingredientes é importante não deixar empelotar. Para isso, se fizer à mão, incorporar leite ou água aos poucos. Se não tiver muita prática, pode ser feita no liquidificador ou no mixer.
- Bater bem – além de evitar grumos, confere leveza à massa;
- Tempo de Descanso – Para obter crèpes lisas e finas, é necessário deixar a massa descansar por 30 minutos antes de fritar, pois enquanto a massa descansa absorve líquido e fica um pouco mais espessa, mas se engrossar demais, acrescente um pouco mais de água e o oposto também é válido, se ficar fina demais e difícil de desgrudar da frigideira, coloque um pouco mais de farinha.
- Fritar – A frigideira deve estar quente e untada com óleo (use um pincel ou retire o excesso). Coloque a massa no meio e espalhe. As massas mais líquidas espalham mais fácil e basta girar a frigideira. Deixe dourar de um lado e vire do outro;
- Apresentação – Como Enrolar – existem 3 formas de enrolar crèpes.
- Fans ou Leque – A maneira mais tradicional é em forma de leque, dobrada ao meio duas vezes.
- Pannequets ou Quadradas – dobre as bordas laterais até o meio, cobrindo o recheio. Dobre a borda inferior até o centro e sobreponha a superior.
- Cigarrettes ou Enroladas – Dobre os lados para dentro, sem se tocarem. Enrole a borda inferior para cima, mas não aperte demais para não escapar o recheio.
I) Receita de Massa de Crepe
Dificuldade: Médio
Tempo de Preparo : 30 minutos
Rendimento: 8 – 10 crepes formato médio. Pode variar de acordo com a espessura desejada.
Utensílios: idem aos necessários para a massa de crépe;
Equipamentos: Mixer (opcional), Liquidificador (opcional), Fogão
Ingredientes da Massa de Crepe:
- 100g de farinha de trigo
- 1/2 colher de chá de sal
- 3 ovos
- 1 gema
- 175ml de leite
- 75ml de água
- 1 colher de sopa de óleo para fritar
Modo de Fazer – Massa de Crepe – Leia com atenção as dicas/têcnicas para o preparo acima.
Passo 1: Misturar ou bater todos os ingredientes, menos o óleo tomando cuidado para não formar grumos. Pode ser batida à mão ou no liquidificador/mixer.
Passo 2: Levar para descansar em geladeira por 30 minutos.
Passo 3: Fritar uma a uma em frigideira apropriada.
Passo 4: Enrolar conforme a sua preferência, rechear e servir.
II) Receita de Crepe Suzette
<
p style=”text-align: left;”>Origem: O Crèpe Suzette é provavelmente o mais famoso do mundo.
O prato foi criado por engano por um assistente de garçom de quatorze anos chamado Henri Carpentier (1880-1961) em 1895 no Maitre Café de Paris em Monte Carlo. Henri estava preparando uma sobremesa para o Príncipe de Gales, o futuro Rei Edward VII (1841-1910) da Inglaterra. De acordo com Henri Charpentier, através de suas próprias palavras no livro Vida a La Henri – As Recordações de Henri Charpentier: “Foi sem querer quando eu estava trabalhando em um prato complicado que o Cordial pegou fogo. Eu pensei que estava arruinado. O Príncipe e os seus amigos estavam esperando. Como eu poderia começar tudo de novo? Eu provei. Achei que aquela era a combinação mais deliciosa de sabores doces que eu já havia experimentado. Aquele acidente com o fogo foi precisamente o que era necessário para colocar todos aqueles sabores em harmonia … Ele comeu os crepes com um garfo, mas usou uma colher para capturar a calda restante. Ele me perguntou o nome do que havia comido com tanto prazer. Eu disse a ele que se chamava Crèpe do Príncipe. Ele reconheceu que era um elogio destinado a ele, mas protestou pois havia uma senhora presente. Ela estava prestando atenção e levantou-se fazendo uma cortesia com uma de suas mãos. “Você o faria”, disse Sua Majestade, “mudaria o nome do crèpe de Crèpe do Príncipe para Crèpe Suzette?” No dia seguinte, Henri recebeu um presente do Príncipe, um anel enfeitado com jóias, um chapéu e uma bengala como agradecimento. Fonte: https://alquimiadacozinha.blogspot.com.br/2011/04/duas-historias-francesas-famosas-tarte.html
Dificuldade: Médio
Tempo de Preparo : Com a massa o total de preparo é de 30 minutos
Utensílios: idem aos necessários para a massa de crépe + frigideira maior para flambar+ panela para aquecer a calda.
Equipamentos: Mixer, Liquidificador, Fogão
Para preparar o Crèpe Suzette é necessário fazer 3 processos: a massa, a manteiga de laranja e a calda flambada.
A) Massa de Crepe – ver receita acima
B) Manteiga de Laranja para o Crepe Suzette
- 80g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
- 15g de açúcar de confeiteiro
- 3 laranjas grandes (raspas , tira fina e suco de 1 laranja)
- 1 colher de sopa de licor de laranja
Obs. Caso precise dobrar a receita apenas dobre a quantidade de manteiga e de açúcar.
C) Calda Flambada para o Crepe Suzette:
- 75ml de conhaque
- 75ml de licor de laranja
Modo de Fazer o Crepe Suzette :
Passo 1 – Prepare a massa de crepe e reserve. Enquanto a massa de crepe descansa por 30 minutos na geladeira; raspe as laranjas da seguinte forma: raspas finas de 1 laranja, tiras finas de outra laranja e suco da terceira laranja. Reserve.
Passo 2: Corte a casca da laranja e a parte branca. Solte os gomos da laranja com cuidado e reserve. Bata na batedeira a manteiga e o açúcar de confeiteiro.
Passo 3: Junte as raspas finas das laranjas, o suco e o licor, bata bem para incorporar a mistura de manteiga e açúcar. Reserve.
Passo 4: Ferva as tiras da laranja em água e cozinhe em fogo baixo por 2 minutos. Coe.
Passo 5: Frite a massa de crepe para fazer os crèpes. Passe a manteiga de laranja em cada um dos crèpes.
Passo 6: Coloque na frigideira um pouco da manteiga de laranja e retorne os crepes, empilhando-os.
Passo 7: Aqueça o licor e o conhaque e despeje-os sobre os crèpes. Aproxime um fósforo aceso ou incline a frigideira e aumente o fogo para flambar.
Passo 8: Dobre os crepes em formato de leque. Coloque em pratos individuais (duas por pessoa), adicione o molho da frigideira por cima mais um pouco de suco de laranja. Sirva com os gomos e as tirinhas de laranja.
Pronto, sua receita clássica de crepe suzette está pronta!
Esperamos que tenham gostado de mais uma experiência culinária compartilhada, porque aqui, você já sabe… a gente cozinha, gosta e posta.
Um forte abraço, e mais uma vez, lembramos vocês para nos seguirem aqui e em :
Um beijo e até a próxima receita.
Cris Muratori
Bake and Cake – Seu Canal Interativo Gourmet