Menu
+ Busca Avançada
Busca Avançada fechar X
Limpar Filtros
Não perca nenhuma novidade!

Receba em sua caixa postal novas receitas, dicas e técnicas e muitas coisas legais do mundo da gastronomia!




Enviamos e-mails eventuais e você poderá encerrar sua inscrição a qualquer momento.



Prontinho!
Seu e-mail já está cadastrado.

Obrigada

Limpar Filtros
Busca Avançada
Tartar de Salmão

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL Receitas sem Lactose

Tartar de Salmão com Manga ao Balsâmico, receita rápida e fácil

20 de fevereiro de 2017
Tartar de Salmão 20 de fevereiro de 2017

Bake and Cake – Para fazer um delicioso Tartar de Salmão com Julienne de Manga ao Balsâmico, você só precisa garantir um peixe fresco, saber como cortá-lo, temperar e fazer uma apresentação bacana #toquedechef. Ah, também precisa clicar na foto abaixo e capturar todos estes segredinhos do sucesso. Siga-nos bakeandcake.blog.br e inscreva-se em https://www.youtube.com/channel/UCTuHmgFYkIz-GQPjzhO_fbw

Tartar de Salmão é algo para se comer fresco, geladinho, bem temperado, com os cubos do peixe bem cortados e claro, com coentro e dill. E ainda pensar: estou fazendo um bem danado para a minha saúde, pois ele é rico em Omega 3,  que tem alguns papéis na alimentação, como prevenção do Alzheimer, ajudar na perda de peso, fortalecer o sistema imunológico, preservar a audição, afastar alguns tipos de câncer, tornar os ossos resistentes, dentre outros. É considero a “gordura do bem”.

É uma comida simples, verdade seja dita é CRUA, mas nada ficou tão popular neste Brasil como a comida japonesa, que disseminou este hábito dos peixes crus. Por isso é sempre bom saber bem a origem do peixe, observar seu “frescor” examinando a guelra, e claro o odor – quanto mais fresco, menos cheiro de “peixe”, mais odor de maresia.

Sim, muitos dos peixes são congelados, porque o salmão tem origem em águas frias, e em grande maioria vem do Chile. Não tem problema algum fazer o Tartar de Salmão com o peixe congelado, desde que sejam tomados os devidos cuidados para o descongelamento: deixar o peixe na geladeira, resfriado e permitir que o congelamento seja gradual.

Tão popular quanto o Tartar de Salmão é o Steak Tartar, de origem francesa, feito com carne picada na ponta da faca e alguns temperos.  Uma explicação (há outras..)  para o nome Tartar é o molho tártaro que acompanhava a primeira versão da especialidade, chamada então de l’Americaine e documentada em “Le Guide Culinaire de Escoffier”, em 1921. Contudo, hoje em dia, nem todo Tartar acompanha o tal molho tártaro. O nosso mesmo, tem uma pegada mais contemporânea e foi feito com Julienne ( o nome do corte) de Manga e molho balsâmico.

Vamos finalmente ver a receita?

Dificuldade: Fácil

Tempo de Preparo: de 15 a 30 minutos, para ser feito a “La minute”.

Rendimento: 2 porções generosas, chegando a 3 se fizer um pouco menor.

Utensílios: Faca afiada para limpar o peixe, pinça (examine bem se não tem nenhuma espinha), Bowl, Saco plástico, Gelo, Aro, Prato para servir, copo medidor, balança (opcional)

Equipamentos: Nenhum, pois é cru e todo o processo é feito a mão.

Ingredientes:

Parte I ) Tartar de Salmão com Julienne de Manga

  • 300g de salmão (tranche do filé)
  • 40ml de azeite extra virgem
  • 5 g de alcaparra em conserva
  • Dill fresco a gosto
  • Cebolinha fresca a gosto
  • Sal refinado a gosto
  • Pimenta do Reino Branca em grão a gosto
  • Pimenta tabasco a gosto
  • 1 Mangar Palmer

Parte II ) Molho Aceto Balsâmico

  • 140 ml de aceto balsâmico
  • 60ml de Água
  • 40g de açúcar refinado

Como fazer o Tartar de Salmão com Julienne de Manga ao Balsâmico

Passo 1 : Separar os ingredientes, picar o dill (somente a folha), a cebolinha e a alcaparra e misturar com o azeite. Preparar o molho de balsâmico, colocando todos os ingredientes em uma panela. Deixar reduzir até ficar espesso (o açúcar vai caramelizar) e esfriar. Reservar.

#dicabakeandcake – este molho deve ficar na consistência certa, ou seja, um molho grosso (como mel). Se ao esfriar ele endureceu, coloque mais água, mexa e retorne ao fogo para reduzir novamente.

Passo 2: Picar o salmão em cubos (não é para destroçar). Primeiro fatiar o salmão e depois cortar em cubos idênticos. Colocar o bowl com o gelo e acomodar o salmão cortado em um saco plástico, dentro do bowl. Adicionar os temperos no saco da marinada : dill, cebolinha, azeite, alcaparras, sal, pimenta do reino branca em grão e pimenta tabasco (cuidado com ela!).  Manter refrigerado dentro deste bowl com gelo enquanto executa o passo 3.

Passo 3: Cortar a manga em julienne. Para fazer este corte, corte a ponta da manga para apoiá-la com mais facilidade na tábua. Fatie a manga com a casca até obter uma fatia que possa ser cortada com o aro (verifique o melhor tamanho). Faça cortes finos, no sentido do comprimento da manga e depois corte com o aro. Coloque a faca por baixo e transfira a manga dentro do aro para um prato. Não retire o aro, pois a montagem continuará.

Montagem do Tartar de Salmão com Julienne de Manga e Molho Balsâmico

Passo 4: Escorra o peixe em uma peneira, para tirar o excesso de azeite. Coloque o peixe cortado e temperado no aro. Fatie mais algumas mangas em julienne para o acabamento na parte superior, e coloque um dill para enfeitar.

Passo 5: Coloque com uma colher algumas gotas do molho ao redor do prato.

Viu, como é fácil. A gente detalhou bem para que o resultado do seu Tartar de Salmão seja P-E-R-F-E-I-T-O.

Um forte abraço, e mais uma vez, lembramos vocês para nos seguirem :

E deixarem seus dados abaixo para pertencerem ao nosso maravilhoso universo da gastronomia e receber nossos comunicados exclusivos!

Um beijo e até a próxima receita, porque aqui vocês sabem, a gente cozinha, gosta e posta!

Cris Muratori

Bake and Cake – Seu Canal Interativo Gourmet

 

 

 

 

 

 

 

Gostou desta receita? Então compartilha:

Compartilhe:

Tags

Posts Relacionados

Comentários

AdRotate JS -->