Bolo Souza Leão , Bake and Cake #saboresdonordeste – um bolo com nome da família pernambucana que o criou, com uma consistência diferente…que o torna um bolo pudim ou um pudim bolo. Siga o Bake and Cake em bakeandcake.blog.br e inscreva-se em https://www.youtube.com/channel/UCTuHmgFYkIz-GQPjzhO_fbw
Nossa receita de Bolo Souza Leão é uma das várias versões da Família Souza Leão e foi retirada de um um livro em que a receita de D. Rita de Cássia Souza Leão Bezerra Cavalcanti (da Família Souza Leão) foi publicada. Trata-se de uma família bastante tradicional do Pernambuco, com muitas ramificações (em onze engenhos) . Até mesmo dentro da família a receita sofre algumas variações nas quantidades de ingredientes e até mesmo a introdução de um ou outro, de acordo com o engenho ao qual a receita se originou. A receita é muito antiga, e a maior prova disto é que o Bolo Souza Leão foi servido a D. Pedro II e Tereza Cristina no final do século XIX. A receita permaneceu secreta durante alguns anos, e em meados da década de 60 foi finalmente divulgada.
O Bolo adquiriu tamanha importância que em 2007 foi outorgado pela lei 357 de 2007 Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado de Pernambuco.
O Bolo Souza Leão é feito com a puba, que nada mais é do que uma massa de mandioca que fica de molho por vários dias até fermentar e perder o seu veneno tóxico. Em seguida, essa massa é escorrida e embalada inteira ou em pequenas bolas achatadas, necessita ser bem lavada antes de sua utilização. É possível fazer a puba , mas é melhor comprar e mesmo a comprada tem que ser lavada. O nosso bolo Souza Leão, coaremos a massa 3 vezes, o que já garante a eliminação de qualquer resíduo.
#dicabakeandcake – A massa de mandioca pode ser encontrada em casas especializadas de comida do Norte/Nordeste (para quem é de outros estados).
RECEITA DO Bolo Souza Leão
Bake and Cake
Dificuldade: Fácil
Tempo de Preparo: 2 horas
Rendimento: 6 a 8 porções
Utensílios: Bowl, Medidor em g ou Balança, Espátula, Peneira, Forma com Furo no Meio – de 20 ou 23cm.
Equipamentos: Forno, Fogão.
Ingredientes:
- 500g de açúcar
- 1 xícara de água fria
- 1 xícara de manteiga sem sal
- 1 colher de chá de sal
- 1 kg de massa de mandioca (puba)
- 8 gemas
- 1 1/2 xícara de leite de coco
- 1 1/2 pau de canela
- 1 colher de chá de cravos-da-índia
- 1 colher de chá de sementes de erva-doce
Passo 1 – Aqueça o forno a temperatura de 220oC.
Passo 2 – Unte com manteiga uma forma redonda alta com furo de 20 ou 23 cm (para o dobro da receita use 27cm)
Passo 3 – Numa panela em fogo alto, coloque o açúcar e a água, misture e deixe ferver até formar uma calda em ponto de fio brando. Tire do fogo, junte a manteiga e o sal e deixe esfriar completamente.
Na sequência, acrescentar as especiarias na calda: canela em pau, o cravo e a erva-doce.
Passo 4 – Numa tigela, coloque a massa de mandioca e alternadamente, junte as gemas uma a uma e o leite de coco. Acrescente a calda fria e misture.
Depois desta etapa, coe três vezes a massa antes de despejar na forma.
Passo 5 – Despeje a massa na forma, leve ao fogo em banho maria por 50 minutos ou até ficar dourado.
Passo 6 – Tire do Forno e deixe amornar. Desenforme. Deixe esfriar e passe para o prato de servir.
Passo 7 – Pronto, o Bolo que tem fama e popularidade nacional é de fato uma delícia, tem uma consistência de bolo pudim, agora tem seu lugar aqui no Bake and Cake. Prestigie nossa receita, tente fazer!
Ah, você curte receitas feitas com a Tapioca e Mandioca? Já publicamos o delicioso pudim de tapioca com calda de mel de engenho, o Bolo de Mandioca Crua, clique para conferir!
Um forte abraço, e mais uma vez, lembramos vocês para nos seguirem :
Se quiser, deixe seus dados abaixo para pertencerem ao nosso maravilhoso universo da gastronomia e receber nossos comunicados exclusivos!
Um beijo e até a próxima receita, porque aqui vocês sabem, a gente cozinha, gosta e posta!
Cris Muratori
Bake and Cake – Seu Canal Interativo Gourmet