Menu
+ Busca Avançada
Busca Avançada fechar X
Limpar Filtros
Não perca nenhuma novidade!

Receba em sua caixa postal novas receitas, dicas e técnicas e muitas coisas legais do mundo da gastronomia!




Enviamos e-mails eventuais e você poderá encerrar sua inscrição a qualquer momento.



Prontinho!
Seu e-mail já está cadastrado.

Obrigada

Limpar Filtros
Busca Avançada
Pipoca Doce

ESPECIAIS Receitas Festa Junina

Pipoca Doce : 3 versões Gourmet e 2 de Pipoqueiro, escolha e faça a sua!

11 de Maio de 2017
Pipoca Doce 11 de Maio de 2017

Pipoca Doce  – #especialfestajunina –  5 pipocas doces: 3 versões Gourmet e 2 de pipoqueiro para divertir suas tardes em frente da TV, com aquele filminho e as Festas de São João! Tem: Pipoca de Pipoqueiro ( Caramelada e de Groselha) e as Pipocas Gourmet (de Caramelo com Bicarbonato, de Nutella e de Paçoca).  Corre pra clicar na receita e fazer a sua! Inscreva-se no nosso canal no Youtube https://goo.gl/5oX8Wp.

RECEITA DE PIPOCA DOCE GOURMET 

BAKE AND CAKE

Gente, como fazia tempo que não fazia uma pipoca doce! A gente sempre fazia quando eu era criança, nem sempre era doce… mas pipoca em geral me  lembra muito a infância, acho que para muita gente. Não tinha microondas não, pipoca se fazia na panela mesmo e era o lanchinho da tarde dos finais de semana (nem sempre!, o que tornava ainda mais especial).

E bateu aquele saudosismo, e a vontade de resgatar um pouco esta delícia, e seus diversos sabores, com a onda da “gourmetização” e também as receitas de pipoqueiro.

Selecionamos então 5 receitas  muito divertidas e deliciosas para suas tardes em casa e para as Festas Juninas!

Um delas, a pipoca de paçoca tem receita em vídeo

RECEITA DE PIPOCA DOCE GOURMET

Logo Bake and Cake

Dificuldade: Todas fáceis, a mais complexa é a pipoca doce de caramelo gourmet.

Rendimento: Varia de acordo com a Receita Escolhida. Para padronizar, todas as receitas foram feitas com 50g de pipoca ou 1/4 de xícara – o suficiente para 2 a 3  pessoas. Multiplique as quantidades se precisar de maior rendimento.

Tempo de Preparo: Varia de acordo com a receita escolhida.

Utensílios: Panela com Tampa, Xícara medidora, Colher de sopa, Assadeira de Vidro, Espátula de Silicone, Termômetro (opcional),

Equipamentos; Fogão, Microondas (opcional), Forno (para a pipoca doce gourmet caramelada)

I) Ingredientes Pipoca Caramelada (de Pipoqueiro)

  • 1/4 xícara de milho para pipoca  ou 50g
  • 1/4 xícara de água ou 50g
  • 1/4 xícara de açúcar ou 50g
  • 2 e 1/2 colheres de sopa de óleo de milho

II) Como Fazer a Pipoca Caramelada (de Pipoqueiro)

Tempo de Preparo: 15 minutos 

Pipoca Doce - Como fazer
Pipoca Doce Caramelada de Pipoqueiro

Passo 1: Colocar todos os ingredientes na panela em fogo baixo (se seu fogão tem aquela boca pequena é nela mesma, a boca mais fraca). Essa pipoca tem que ter um cuidado especial para não queimar, porque o caramelo quando queima fica amargo e a cor da pipoca fica escura. Esperar as pipocas estourarem por completo, mexendo a panela. Ao parar de estourar, usar uma espátula de silicone para envolver todas as pipocas no caramelo (faça isso ainda quente). Deixe esfriar, e separe bem as pipocas umas das outras e Pronto!

#dicabakeandcake – O modo de fazer tradicional do pipoqueiro, pode deixar alguns caroços sem estourar, que grudam na pipoca e podem ser perigosos ao comer. Uma outra forma que dá muito certo e tem melhor aproveitamento é preparar  como a de Groselha (ver abaixo), fazendo a pipoca no fogão ou no microondas, reservando e preparando a calda separadamente e depois misturando a pipoca no caramelo. Neste caso, para 1/4 de xícara de pipoca, utilize 1/2 xícara de açúcar refinado e 1/4 de xícara de água. O cuidado aqui é preparar o caramelo em fogo baixo. SE tiver um termômetro, monitore e quanto atingir 170oC desligue o fogo, aguarde caramelizar com o calor residual, coloque as pipocas e misture com o fogo bem baixo. Se quiser saber mais sobre a técnica de preparar o caramelo, clique aqui.

Pipoca Doce - Como fazer
Pipoca Doce de Groselha de Pipoqueiro

III) INGREDIENTES Pipoca Doce de Groselha (de Pipoqueiro)

  • 1/4 de xícara de milho para pipoca ou 50g
  • 2 colheres e meia de óleo
  • 1/2 de xícara de groselha
  • 1/4 de xícara de açúcar ou 50g

IV) Como fazer a Pipoca Doce de Groselha (do Pipoqueiro)

Tempo de Preparo: 5 a 10 minutos!

Passo 1: Essa pipoca é muito fácil de fazer. Leva 10 minutos e pronto. Prepare a pipoca no microondas ou no fogão (óleo + pipoca). Reserve.

Passo 2: Prepare uma calda de groselha com o açúcar, até atingir 120oC no termômetro ou o ponto de fio. Coloque as pipocas na panela e mexa bem para envolvi-las completamente, mantenha fogo bem baixo para que misture sem que elas endureçam. Sirva fria para que fiquem bem crocantes e não fiquem melecadas (as quantidades dessa receita de pipoca doce deixa-a  bem vermelha e bem envolvida na calda).

Pipoca Doce - Como fazer
Pipoca Doce Caramelada Gourmet (com bicarbonato)

V) INGREDIENTES Pipoca Doce Caramelada Gourmet

Para a pipoca:

  • 1/4 de xícara de milho para pipoca
  • 2 e 1/2 colheres de sopa de açúcar

Para o caramelo:

  • 1 xícara de açúcar mascavo
  • 100g de manteiga sem sal
  • 1/4 xícara de mel ou xarope de milho (Karo)
  • 1/2 colher de chá de sal
  • 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio

VI) Como Fazer a Pipoca Caramelada (Gourmet)

Tempo de Preparo: Mínimo 30 minutos.

Passo 1 – Pré-aqueça seu forno a 100oC ou no mínimo que seu forno permitir. Em uma panela com tampa, colocar o óleo de milho e a pipoca ou preparar as pipocas no microondas. Reserve as pipocas em uma assadeira grande de vidro temperado (não precisa untar).

Passo 2: Preparar o caramelo, colocando todos os ingredientes menos o bicarbonato em uma panela. Derreter a manteiga e manter em em fogo baixo até começar a formar bolhas (uns 4 minutos) ou se tiver um termômetro, até atingir 120oC (tomando cuidado para não queimar). Neste ponto adicione o bicarbonato de sódio, mexa bem ( a cor vai mudar para caramelo e também vai borbulhar).

Passo 3: Jogue as pipocas na panela,mantenha o fogo baixo e mexa bem. Se achar que a pipoca já está bem envolvida no caramelo, pare aqui e sirva. Caso contrário, coloque no forno por no mínimo 15 minutos a 100oC.  Caso o resultado ainda não seja satisfatório, repita a operação por mais 15 minutos (podendo chegar até 4 vezes de 15 minutos, retirando e mexendo e retornando-a ao forno).

Passo 4: Deixe esfriar, separe bem as pipocas e reserve em pote hermético. Elas duram bem se forem bem fechadas.

Pipoca Doce - Como fazer
Pipona Doce de Nutella

VII) Pipoca Doce de Nutella

A) Para a pipoca:

  • 1/4 de xícara de milho de pipoca ou 50g
  • 2 e 1/2 colheres de sopa de óleo de milho

B) Para a Calda de Nutella:

  • 1/2 xícara de açúcar refinado
  • 1/4 de xícara de água
  • 1/4 de xícara de Nutella

Tempo de Preparo: 15 minutos

VIII) COMO FAZER A PIPOCA DOCE DE NUTELLA

Passo 1: Em uma panela com tampa, colocar o óleo de milho e a pipoca ou preparar as pipocas no microondas. Reserve as pipocas em uma assadeira grande de vidro temperado (não precisa untar).

Passo 2: Em um panela grande e funda, colocar o açúcar e água. Misturar bem. Aquecer. Adicionar a Nutella, misturar bem para incorporar. Deixar em fogo médio até atingir o ponto de fio (depois de ferver aproximadamente 3 minutos) ou 120oC.

Passo 3: Devolver as pipocas na panela, misturar bem em fogo bem baixo , para que fiquem completamente misturadas com a calda. Deixar resfriar em refratário. Servir fria. Armazenar em pote hermético para que fiquem crocantes se sobrar.

VIII) Pipoca Doce de Paçoca Gourmet

A) Para a pipoca:

  • 1/4 de xícara de milho de pipoca ou 50g
  • 2 e 1/2 colheres de sopa de óleo de milho

B) Para a Calda de Paçoca:

  • 1/2 xícara de açúcar refinado
  • 1/4 de xícara de água
  • 1/4 de xícara de Paçoca cremosa

Tempo de Preparo: 15 minutos

IX) COMO FAZER A PIPOCA DOCE DE PAÇOCA

Passo 1: Em uma panela com tampa, colocar o óleo de milho e a pipoca ou preparar as pipocas no microondas. Reserve as pipocas em uma assadeira grande de vidro temperado (não precisa untar).

Passo 2: Em um panela grande e funda, colocar o açúcar e água e a paçoca cremosa. Misturar bem. Aquecer.  Deixar em fogo médio até atingir o ponto de fio (depois de ferver aproximadamente 3 minutos) ou 120oC.

Passo 3: Devolver as pipocas na panela, misturar bem em fogo bem baixo , para que fiquem completamente misturadas com a calda. Deixar resfriar em refratário. Servir fria e crocante! Armazenar em pote hermético para que fiquem crocantes se sobrar.

E ai? Ficou com vontade? Faça a sua !

E lembre-se de curtir o Bake and Cake nas redes sociais e inscrever-se no nosso novo canal no Youtube, com videos programados para os próximos domingos entre 16h e 17h.

Um forte abraço, e mais uma vez, lembramos vocês para nos seguirem em nossas redes sociais :

Se quiser, deixe seus dados abaixo para pertencerem ao nosso maravilhoso universo da gastronomia e receber nossos comunicados exclusivos!

Um beijo e até a próxima técnica ou receita,  porque aqui vocês sabem, a gente cozinha, gosta e posta!

Cris Muratori

Bake and Cake – Seu Canal Interativo Gourmet









Gostou desta receita? Então compartilha:

Compartilhe:

Tags

convencional lanches e café da manhã pipoca doce pipoca doce caramelada pipoca doce caramelada (de pipoqueiro) pipoca doce caramelada (gourmet) com bicarbonato de sódio pipoca doce de groselha pipoca doce de nutella gourmet pipoca doce de paçoca gourmet pipoca doce de pipoqueiro pipoca doce gourmet sem glúten

Posts Relacionados

Comentários