Como fazer Risoto, a Receita Básica e o método, que podem transformar esse, em um prato bem executado e sem falhas. Inscreva-se no Youtube https://goo.gl/kt7mvb
por Manu Boffino (receita)
Um prato que parece algo fácil de fazer, né? Mas por que tanta gente erra? PORQUE fazer risoto tem alguns macetes, que te contamos AGORA.
Receita Bake and Cake
Dificuldade: Fácil
Tempo de Preparo: Caldo de Legumes: 45 minutos, Risoto: 30 minutos.
Rendimento: Receita para 2 pessoas como acompanhamento de um prato, para servir o risoto como prato principal, dobrar a quantidade.
Utensílios: Panelas, Faca, Tábua, Copo medidor, Xícara, Espátula, Ralador (opcional), Coador.
COMO FAZER – 10 dicas :
#1 -Pode ser prato único ou acompanhamento
#2 – O de verdade deve ser feito com fundo ou caldo preparado em casa com elementos que ornem perfeitamente com o sabor do risoto. Não tem erro: fazer caldo de legumes em 99% das vezes. Mas claro, pode ser feito com caldo de frango, de carne, de camarão. O caldo não leva sal, ele é adicionado ao risoto.
#3 – Pode ser feito de vários sabores, o método é sempre o mesmo, variando muito pouco ( o momento em que o item principal que lhe confere o sabor se mistura com ele)
#4 – Tem que ser al dente. O grãos macios e cremosos por fora e firmes por dentro.
#5 – Não pode ser aguado, os grãos tem que ficar juntinhos e unidos;
#6 – Quando é autêntico não leva creme de leite, a cremosidade vem do preparo correto e de acrescentar manteiga e queijo ralado para finalizar, salvo algumas exceções como o risoto de lula, camarão ou outros frutos do mar, que não tem essa finalização.
#7 – Tem que mexer sem parar..? Não. Ele precisa ser mexido frequentemente, mas não ininterruptamente.
#8 – Pode ser preparado com antecedência? – sim, mas para isso, os restaurantes usam uma técnica de parar sua cocção minutos depois de acrescentar o caldo. Espalham o risoto em uma assadeira, resfriam e seguem a cocção deste ponto em diante, com o caldo reservado. Funciona, mas é mais para profissionais ou para eventos especiais.
#9 – Tem que ser servido na hora, não pode esperar, pois ele continua a cocção mesmo depois que saiu do fogo e é neste momento que pode sair do ponto e perder a cremosidade de sua cocção.
#10 E por último uma licença poética : Risoto é feito na panela, não é assado, mas porque pode ser um acompanhamento perfeito para assados, nós aqui do Bake and Cake resolvemos dar a receita passo a passo para que você possa fazer seu risoto e acompanhar outros pratos deliciosos!
Parte I ) Receita básica do caldo de legumes para o Risoto:
- 500ml de água
- 1/2 cebola picada grosseiramente
- 1/2 talo pequeno de salsão picado grosseiramente
- 1/2 alho poró em rodelas
- 1/2 nabo em rodelas
- 1 folha de louro
- 4 Pimenta em grãos
- 3 talos de salsinha
- 1 ou 2 ramos de tomilho
- 1 dente de alho inteiro
COMO FAZER RISOTO – Método básico para preparar o caldo de risoto :
Misturar todos os ingredientes e levar para fervura branda por 30 a 45 minutos (fogo baixo).
Parte II) COMO FAZER RISOTO – Ingredientes do Preparo do Risoto – Receita Básica
- 1 xícara de arroz arbóreo
- 0,5 l de caldo de legumes (medida para preparo do arroz arbóreo)
- 40 gr de manteiga + 1 colher para finalizar (pode ser azeite se for vegano ou tiver problemas com o leite/lactose)
- ½ cebola picada
- 100 ml de vinho branco seco
- 2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado (opcional, pode ser sem lactose também)
- Sal e pimenta
Método Básico de preparar RISOT
Passo 1 – Na véspera preparar o caldo, ou se não tiver tempo, considerar a preparação do caldo 30 a 45 minutos.
Passo 2 – Picar a cebola pequena – ela não deve aparecer no risoto;
Passo 3 – Em uma panela com fundo que acomode o risoto, em fogo baixo, colocar manteiga integral sem sal e refogar a cebola até que fique transparente (por aproximadamente 3 minutos).
Passo 4 – Junte o arroz e refogue, em fogo baixo, lentamente, mexendo sempre para liberar o amido dos grãos, por alguns minutos ( em torno de 3 min).
Passo 5 – Regue com o vinho e, agora em fogo alto, continue mexendo até todo o líquido evaporar. O vinho é usado só para perfumar o arroz, mas o seu gosto e o álcool não podem estar presentes ao final do preparo. Esta etapa leva aproximadamente 2 minutos.
Passo 6 – Adicione 1 concha de caldo fervente, sempre mexendo, e quando estiver quase seco, coloque mais uma, e assim sucessivamente (estima-se usar em torno de 360ml a 400ml de caldo por xícara de arroz arbóreo). Coloque o sal.
Passo 7 – Cozinhe o arroz por aproximadamente 12 minutos no total até que esteja estiver “al dente”, grão cremoso por fora e firmes por dentro. Ajuste o sal, coloque a pimenta.
Passo 8 – Retire do fogo e misture a manteiga fria e o queijo parmesão. Esta etapa garante mais cremosidade ao seu risoto.
Passo 9 – Sirva imediatamente, risoto não pode esperar.
Além de perfeito esse risoto fica super cremoso e muito delicioso e com essas dicas de preparo, você vai arrasar, que é o que queremos.
Agora mãos a obra para preparar o risoto perfeito com nossa receita e dicas. Vira e mexe vamos voltar aqui para sugerir que risoto seja um prato para acompanhar receitas de assados!
Esse risoto, faz parte do menu sugerido de um jantar romântico a dois, para o Dia dos Namorados 2017. Veja o video e todas as receitas em bakeandcake.blog.br/menu-namorados.
Um forte abraço, e mais uma vez, lembramos vocês para nos seguirem em nossas redes sociais :
Se quiser, deixe seus dados abaixo para pertencerem ao nosso maravilhoso universo da gastronomia e receber nossos comunicados exclusivos!
Um beijo e até a próxima técnica ou receita, porque aqui vocês sabem, a gente cozinha, gosta e posta!
Cris Muratori
Bake and Cake – Seu Canal Interativo Gourmet