Massa fresca – dicas preciosas para fazer sua massa fresca básica tradicional ou verdinha (com espinafre) e arrasar! Veja o passo a passo aqui, clique na foto. Inscreva-se em youtube.com/c/bakeandcakebr
Massa fresca! Não tem nada mais italiano que isso, talvez a pizza, que já pintou por aqui duas vezes com as receitas que você pode acessar clicando aqui,
Mas o assunto hoje é massa fresca de macarrão! Algo que sempre quis fazer e aprender e depois de fazer algumas vezes entendi que é realmente muito simples. E vamos dar aqui todos os truques para um resultado perfeito.
Dificuldade: Fácil, vale tentar!
Tempo de Preparo: 10 minutos + tempo de abrir (20 minutos – 30 minutos)
Rendimento: 4 pessoas
Utensílios: Tigela, Panela simples ou de macarrão (com cesto), rolo de abrir massa (opcional, se não tiver a máquina)
Equipamentos: máquina de macarrão, fogão.
Ingredientes massa fresca básica (Para 4 pessoas)
- 300g de farinha de trigo de boa qualidade + um pouco para polvilhar
- 3 ovos caipira (gema bem amarelinha!)
Importante: Faça a quantidade que desejar, sempre a proporção é de 100g de farinha para 1 ovo, considerando que o rendimento médio é de 100g por pessoa (com folga!), só usar como quiser. A massa não leva sal, nem azeite, nem óleo. Dá para substituir 20% da farinha por semolina, se quiser uma massa mais al dente e também mais amarelinha.
I) Como fazer a Massa Fresca
Como fazer a massa fresca básica:
Passo 1: Bata os ovos ligeiramente.
Passo 2: Adicione 80% da farinha.
Passo 3: Misture bem até incorporar.
Passo 4: Verifique se a massa precisa de farinha, lembrando que ela não pode ficar muito úmida e deve formar uma “bola” de massa com alguma mas pouca umidade. Adicione mais se necessário.
Ingredientes Massa Fresca Verde, com Espinafre
- 300g de farinha de trigo de boa qualidade
- 2 ovos caipira (gema bem amarelinha!)
- 60g ou o equivalente ao tamanho de 1 ovo de espinafre congelado ou branqueado*
*Branquear o espinafre significa pré-cozinhar, colocando em água fervente, sem tampar e deixando amolecer. Retire e coloque em uma bacia com água gelada.
#dicabakeandcakebr – Aqui vale a mesma dica. A cada 100g de farinha – 1 ovo, mas a diferença é que sempre 1 dos ovos será substituído por espinafre. Por exemplo, se fizer 500g de massa, usa 4 ovos e o espinafre no lugar do quinto ovo. Dá para fazer massa colorida com beterraba, cenoura, usando o mesmo princípio, desde que todos sejam colocados como ” líquidos ” na massa (para estes ingredientes em pó essa regra não vale).
Como fazer a massa fresca verde, de espinafre.:
Passo 1 – Seguir o modo de preparo da massa fresca básica. Bater os ovos com o espinafre congelado (não precisa descongelar) ou com o espinafre branqueado.
Passo 2 – Seguir os demais passos do preparo da massa fresca básica, lembrando que nesta massa o importante é processar bem os ingredientes – ovos e espinafre, para que a massa fique bem verdinha e sem pedaços aparentes do espinafre.
Como abrir a massa:
Não é necessário deixar a massa descansar na geladeira. Pode abrir logo que estiver pronta. Mas sempre guardá-la envolta em papel filme transparente para não ressecar (mesmo enquanto abre)
1- Máquina – O jeito mais fácil é usar a máquina, mas dá para fazer a mão.Antes de abrir a massa, polvilhe farinha e inicie o processo. Adicione mais farinha aos poucos e dobre a massa algumas vezes no rolo mais grosso passando até ela ficar bem homogênea (lisa, sem furos). Vá progressivamente aumentando a “finura” do rolo até chegar na espessura desejada. Para spamghetti/talharim pode abrir até o nível 3 ou 4 se quiser mais fino. Para lasanha, pode ir até o 5 ou 6. Para massas recheadas, pode abrir bem fino, até o 7 pois elas não podem ser grossas. Depois é só colocar o “cortador” para spamghetti ou talharim ou partir direto para a Lasanha ou Caneloni, ou ainda rechear e dar outras formas como Ravioli, Capeletti, Torteline, etc.
2 – Na mão, o esforço é um pouco maior, mas vale a pena. A espessura de um spaghetti é de 2mm, lasanha pode fazer ainda mais fina e massa recheada quase 1 mm. Isso pode variar um pouco, dependendo da massa que fizer.
III) Cozimento/Congelamento da Massa Fresca
Passo 1 – Para a cozinhar a massa, coloque 1 L de água para cada 100g de farinha em uma panela e deixe ferver. Adicione o sal apenas após levantar fervura. Como a massa não leva sal, ela pega gosto na água, então a agua do cozimento deve ser ” água do mar”, salgadinho mesmo.
Passo 2 – Deixe a massa cozinhar até ficar ” macia” , mas não ” molenga”. Normalmente de 2 a 3 minutos depois que ela subiu são suficientes.
Passo 3: Coloque o molho. Algumas sugestões aqui (Molho de Tomate, hmmmmm), mas pode ser o tradicional bechamel, ou outro que preferir.
https://bakeandcake.blog.br/2016/12/19/molho-de-tomate/
#dicabakeandcakebr” – para congelar a massa apenas pré-cozinhe dando um susto nela em água fervente. Transfira a massa para uma assadeira, coloque azeite para untar a massa, deixe esfriar e depois coloque em saquinho plástico, retire o ar e leve para o congelador. Se precisar usar depois de congelada, coloque água para ferver conforme o item III – cozimento da massa fresca e coloque a massa congelada direto em água fervente com sal.
A última dica do post é sempre saltear a massa no molho antes de servir. Para isso, tenha uma frigideira, coloque o molho, escorra a massa, coloque-a na frigideira com o molho e misture bem a massa e o molho.
E ai, pronto! Bom apetite!
Um forte abraço, e mais uma vez, lembramos vocês para nos seguirem em nossas redes sociais :
Se quiser, deixe seus dados abaixo para pertencerem ao nosso maravilhoso universo da gastronomia e receber nossos comunicados exclusivos!
Um beijo e até a próxima técnica ou receita, porque aqui vocês sabem, a gente cozinha, gosta e posta!
Cris Muratori
Bake and Cake – Seu Canal Interativo Gourmet