receita de rabanada tradicional

Receita de rabanada – direto #fundodobau – tradicional e deliciosa.

Como fazer rabanada - Receita de Rabanada

 

Receita de Rabanada – – ou fatias do céu para o fim de ano.. Tão boas, tão boas que é daqueles doces para comer de joelhos no Natal. Clique na foto e veja a receita. Siga-nos em @bakeandcakebr . Inscreva-se no Youtube.

 

Receita de Rabanada

(bem tradicional)

BAKE AND CAKE
BAKE AND CAKE LOGO

Por trás da história da rabanada, muitas lendas e uma origem incerta. Sabe-se que a essa receitas foi criada através da necessidade do reaproveitamento do pão (amanhecido).

A sua origem sempre se remete a Portugal, mas em todo o mundo é possível encontrar variações da rabanada, como o “Eggy bread” na Inglaterra, o “French toast” nos EUA, e o “Pain Perdu” na França.

Mas uma certeza temos: foram os portugueses os responsáveis por trazer essa preparação  para o Brasil, que rapidamente se espalhou tomou conta do Natal, permanecendo ainda como tradição em muitas famílias de origem portuguesa (Fonte: Site Petit Gastrô).

E porque nossa receita de rabanada é considerada tradicional? Sua preparação é feita com pão amanhecido (para rabanada), leite, limão, canela e ovos. As fatias  consomem muito leite, posso dizer que as rabanadas são “mamíferos”kkk.  Seu poder de sugar o leite é impressionante!

Piadinhas a parte, as deliciosas fatias de pão são embebidas em leite aromatizado e passadas pelo ovo.  Em seguida fritas para formar uma casquinha dourada e crocante por fora. Depois cada fatia é  deliciosamente polvilhada com açúcar e canela e aí é comer de joelhos, rezando (mas sem arrependimentos!)

O que ficou claro na preparação desta receita de rabanada é que o segredo é a formação de uma calda, que aparece depois de pronta, quando ainda quentes, adicionamos o açúcar sobre elas. Aí começa uma “dança” de posições das rabanadas para que todas tenham esta calda.

Seu fim de ano vai ficar muuuuuuito gostoso com essa receita tradicional.

Receita tradicional de rabanada para o fim de ano

(Receita Vovó Euridice, executada por Manuela Costa Boffino)

Dificuldade: Fácil

Tempo de Preparo : 2 horas

Rendimento: Cada pão dá umas 40 rabanadas, se fizer dois, são 80 rabanadas.

Utensílios: Faca de pão, Tábua, Forma, Panela, Escumadeira, Tigela para servir as rabanadas, Pinça ou Espátula, Tigela grande, Peneira, Tigela Pequena, 2 a 3 formas grandes.

Equipamentos: Fogão.

Ingredientes da Receita de rabanada : 

  • 2  pães para rabanadas de aproximadamente 2 dias, cortados em fatias finas – 1 dedo de espessura
  • 2 L de leite Integral
  • Raspas da Casca de 1 limão
  • Canela em Pó a gosto
  • Canela em Rama (1 ou 2 são suficientes)
  • Açúcar a gosto (prove o leite e verifique)
  • 12 ovos
  • 2l de óleo para fritar

Modo de Preparo da Receita Tradicional de Rabanada – Como fazer Rabanada – Passo a Passo:

rabanada
Receita de Rabanada   passo a passo de como fazer a rabanada  de forma tradicional.

Passo 1: Corte o pão em fatias com um dedo de espessura. Coloque o leite em uma leiteira para ferver, juntamente com o açúcar a gosto, pedaços da casca do limão, a canela em pó e em rama.

Passo 2: Arrume uma camada de fatias de pão em uma assadeira

Passo 3: Derrame por cima o leite fervendo, coando com o auxílio de uma peneira. Faça isso em quantidade suficiente para molhar muito bem cada fatia, vire do outro lado e molhe novamente.

Passo 4: Passe o pão por uma peneira e deixe escorrer o excesso de leite (usamos uma peneira gigante, maravilhosa, que veio direto de Recife).

Passo 5: Bata 2 ovos de cada vez e vá passando cada fatia nos ovos.

Passo 6: Aqueça o óleo em uma frigideira, frite as rabanadas até as fatias ficarem douradas de ambos os lados. Escorra bem, utilizando para isso bastante papel absorvente.

Passo 7: Em uma travessa misture o açúcar com um pouco de canela e passe as rabanadas já fritas.

Passo 8: Polvilhe açúcar e canela na travessa em que as rabanadas serão servidas. Coloque as rabanadas e polvilhe por cima mais açúcar e canela. Faça isso sucessivamente e vá colocando camadas sobrepostas de rabanadas.

Passo 9: Um tempo depois troque as rabanadas de posição, deixando as mais secas para baixo e as mais molhadas para cima. Observe que o açúcar derrete, formando uma deliciosa calda.

Sugestão: Monte as rabanadas em formato de flor, utilize um prato que tenha um pouco de profundidade, devido a calda.

Rabanadas como servir
Rabanadas como servir

Na hora de servir a rabanada, coloque mais açúcar e canela a gosto (opcional). Se preferir com a calda, deixe sem mesmo, o efeito é lindo também (brilho da calda);

Rabanadas com açúcar e canela.
Rabanadas com açúcar e canela.

As rabanadas devem ser guardadas na geladeira. Ficam perfeitas.

Gostou da receita de rabanada #fundodobau, que obtivemos com a ajuda da Manuela Costa Bofino filha da Vovó Euridice? Ela foi muito gentil, nos recebeu em sua casa e compartilhou esta receita maravilhosa com a gente. Muito obrigada, do coração.

Espero que aproveitem, essas receitas são verdadeiros achados do #fundodobau.

Para mais receitas de natal, clique aqui.

Um forte abraço, e mais uma vez, lembramos vocês para nos seguirem em nossas redes sociais :

Se quiser, deixe seus dados abaixo para pertencerem ao nosso maravilhoso universo da gastronomia e receber nossos comunicados exclusivos!

Um beijo e até a próxima técnica ou receita,  porque aqui vocês sabem, a gente cozinha, gosta e posta!

Um forte abraço,

Cris Muratori – Bake and Cake

Seu Canal Interativo Gourmet

logo original
logo

Um comentário

Deixe aqui seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.