Bolo de Reis., uma tradição cristã celebrada todo dia 06 de janeiro com uma receita de mais de 2000 anos, que leva frutas secas, cristalizadas, nozes e vinho do Porto. E como antigamente não tinha tecnologia ele pode ser feito a mão! Saiba mais sobre a tradição e conheça a receita do Bolo de Reis. Siga-nos em www.bakeandcake.blog.br, inscreva-se em https://www.youtube.com/channel/UCTuHmgFYkIz-GQPjzhO_fbw
No dia 06 de janeiro comemora-se o dia de Reis, que na tradição cristã foi o dia em que os três reis magos levaram presentes para o menino Jesus. Os 3 Reis Magos, Baltazar, Gaspar e Melchior, ofertaram respectivamente mirra, incenso e ouro para Jesus Cristo, para celebrar seu nascimento.
Para celebrar a data do encontro dos Reis Magos com Jesus, algumas famílias de origem Européia celebram a dia com o famoso Bolo Rei ou Bolo de Reis.
De acordo com a simbologia, as frutas, cristalizadas e secas, representam a mirra e o aroma do bolo (de vinho do Porto) representa o incenso e a cor do bolo por fora, o ouro (era feito com fermento biológico, parecendo mais uma rosca ou pão).
Certo é que o bolo, devido às frutas e à forma circular com um buraco no centro, aparenta uma coroa incrustada de pedras preciosas. Dentro do bolo a tradição sugere colocar uma fava e um brinde , algo que caiu em desuso por questões de segurança alimentar, mas que segundo a Lenda , quando os Reis Magos viram a estrela que anunciava o nascimento de Jesus, disputaram entre si qual dos três teria a honra de ser o primeiro a brindar o Menino.
Com vista a acabar com aquela discussão, um padeiro confeccionou um bolo escondendo no seu interior uma fava, para que aquele que a apanhasse fosse o primeiro a entregar o presente. A história não conta no entanto, qual dos três, Gaspar, Baltazar ou Belchior, foi o feliz contemplado. tem tem uma fava no meio da massa.
O fato é que a tradição do Bolo Rei ou Bolo de Reis diz que a pessoa que for contemplada com a fatia que contém a fava deve oferecer o bolo no ano seguinte. A receita original pelo que consta era feita com fermento biológico, e encontramos uma referência no link abaixo, de onde também retiramos outras informações que colocamos aqui. Mas para facilitar, usamos uma receita adaptada para os dias atuais.
Fonte: http://omelhordeportugalestaaqui.blogspot.com.br/2011/01/conhece-origem-do-bolo-que-tem-na-mesa.html
Receita Bolo-Rei ou Bolo de Reis – Adaptada
Dificuldade: Fácil
Tempo de Preparo: 1 hora e meia
Utensilios: Bowl, Espátula, Fouet, Panela, Medidores, Forma Padrão com Furo no Meio, Pano limpo, Batedor ou Rolo de massa, Pincel de Silicone.
Equipamentos: Fogão, Microondas, Forno.
Ingredientes:
https://bakeandcake.blog.br/wp-admin/post.php?post=2536&action=edit#Parte I – Massa do Bolo-Rei ou Bolo de Reis
A) Ingredientes Secos
- 270g de açúcar
- 360g de farinha de trigo
- 8g de fermento químico em pó
- 4g de Bicarbonato de Sódio
- Uma pitada de sal
B) Líquidos e Frutas Secas
- 150g de uvas passas brancas
- 150g de frutas cristalizadas picadas
- 250ml de água
- 100ml de Vinho do Porto
- 40g de manteiga sem sal derretida
- 20g de óleo de canola
C) Parte Final
- 1 ovo
- 120g de nozes picadas
- Fava (se quiser seguir a tradição )
Parte II – Fondant Branco (Cobertura) e Decoração
- 30ml de leite integral
- 180g de acúcar de confeiteiro
- Suco de limão tahiti
- Raspas de limão tahiti
- Frutas Secas, Frutas Cristalizadas, Nozes para decorar
- Physalis, Cerejas ao marasquino (opcional)
Como fazer o Bolo Rei ou Bolo de Reis.
Passo 1: Comece com a parte A da Massa. Coloque a água para ferver. Acrescente as passas e as frutas cristalizadas, cubra e deixe descansar por 20 minutos. Em seguida, junte o vinho e deixe descansar por mais 10 minutos. Derreta a manteiga no microondas, misture com o óleo e junte à mistura de vinho e frutas. Nesse ponto, já coloque o forno para aquecer a 180oC.
Passo 2: Separe e peneire todos os ingredientes secos em um bowl.
Passo 3: Adicione a mistura de vinho aos ingredientes secos. A cor fica meio estranha, mas é assim mesmo.
Passo 4: Adicione em seguida, o ovo e as nozes picadas. Para picar as nozes, use um pano limpo e um batedor ou rolo de massa para “amassar” e quebrá-las.
Passo 5: Misture bem com o fouet, até obter uma massa homogênea. Unte a forma e coloque o bolo para assar em forno pré-aquecido a 180oC por 40 minutos ou até que esteja assado (teste do palito). Se quiser seguir a tradição, nesse momento coloque a fava na massa e leve para assar.
Passo 6: Enquanto o bolo assa, prepare o Fondant. Leve o leite para aquecer, misture o açúcar, deixe engrossar um pouco e depois acrescente o suco de limão e raspas. Reserve e deixe esfriar (no momento de usar esquente um pouco para que fique mais líquido e fácil de derramar sobre o bolo). Vire o bolo morno sobre um prato e derrame o fondant por cima dele, deixando escorrer. Espalhe na parte de cima com o auxilio de um pincel de silicone. Decore com as frutas secas, cristalizadas, cerejas, physalis para ficar bem lindo.
E assim ficou o nosso Bolo-Rei, ou Bolo de Reis. Gosto mais de chamar de Bolo de Reis, afinal eram 3 reis né?
Espero que tenham gostado, e que a receita possa quem sabe resgatar essa tradição de muitas famílias. E se quiser, conheça mais sobre o Seu Canal Interativo Gourmet.
Um beijo e Feliz Dia de Reis!
Lembrem de curtir nossas páginas e se inscrever para receber nossas receitas e novidades.
Veja também:
Bolo da Fortuna e da Sorte– uma receita fácil, deliciosa e com uma simbologia muito bacana, feito com nozes , especiarias, frutas secas e maçã verde.
Um forte abraço, e mais uma vez, lembramos vocês para nos seguirem aqui e em :
Cris Muratori
Bake and Cake – Seu Canal Interativo Gourmet