Tarte Tatin, a mais perfeita torta de maçã invertida.

Tarde Tatin, a torta de maçã mais famosa – As irmãs Tatin esqueçeram da massa quando faziam sua tradicional receita de tortas de maçã. Improvisaram, e ai nasceu a mais famosa das receitas de torta de maçã.

Receita da Torta de Maçã Invertida mais famosa – Bake and Cake

A melhor torta de maçã invertida veio na verdade, de um erro, e ai no improviso, a torta que ia ficar sem massa ficou invertida.

Dificuldade Média

Tempo de Preparo: 2 horas

Rendimento: 1 torta de 26cm – 8-12 pedaços

Utensílios: uma frigideira que possa ir ao forno (imprescindível) – pode ser de inox, de ferro, de teflon com cabo de inox ou de silicone de 23-26cm, Tampa para a frigideira. Tigela, Faca, Tábua, Rolo de abrir massa.

Equipamentos: Fogão, Forno.

Rendimento: 8-12 porções

Ingredientes:

Parte I) Massa Tarte Tatin

1 pacote de massa folhada rosa (utilize o que sobrar para fazer petit fours)

Parte II) Maçãs (Tarte Tatin)

  • 2 kg de maçãs descascadas, sem miolo e cortadas na metade ou o suficiente para não deixar espaços na sua frigideira e ainda colocar pelo menos 6-8 metades por cima durante o cozimento
  • 60g de manteiga integral sem sal
  • 90g de açúcar refinado
  • 01 Fava de baunilha
  • 1 limão tahiti (suco)

Modo de Fazer a Tarte Tatin

Passo 1 – Descasque as maçãs, retire o miolo e corte-as ao meio, Reserve mergulhadas em uma tigela com água e suco de limão para não oxidar.

Passo 2 – Em uma frigideira que depois possa ir ao forno (de preferência curvada nas laterais), coloque a manteiga, o açúcar e coloque as maçãs em pé, deixando o menor espaço possível entre elas. Reserve algumas maçãs para ficar por cima.

Passo 3 – Abrir a fava de baunilha, espalhar as sementes pelas maçãs.

Passo 4 – Cubra com tampa e levar ao fogo médio, até que o liquido desprendido das maçãs alcance toda a frigideira e evapore, auxiliando a cozinhar as maçãs.

Passo 5 – Retire a tampa, abaixe o fogo, encaixe o restante das maçãs nos espaços que agora foram liberados, não deixe espaços vazios. Deixe a calda reduzir até começar a caramelizar (leve dourado cor âmbar)

Passo 6 – Retire do fogo e reserve. Se for fazer apenas para o dia seguinte, para aqui. Deixe as maçãs tampadas e na geladeira e somente siga os passos seguintes no dia de servir para um melhor resultado.

Passo 7 – Pré-aqueça o forno a 180oC. Corte e abra a massa folhada com um rolo de abrir massa 2cm maior que a o diâmetro da frigideira e faça pequenos furos com um garfo.

Passo 8 – Cubra as maçãs com a massa folhada. Leve ao forno pré-aquecido 180oC por aproximadamente 20 minutos ou até assar a massa completamente (ficar dourada). Desenforme ainda morna (vire a torta sobre o prato, deixando as maças para cima).

Espero que tenham gostado dessa receita de tarte tatin.

Um beijo e até a próxima técnica ou receita,  porque aqui vocês sabem, a

Para ver algumas de nossas receitas para o Natal  clique aqui.

Uma outra receita que vale muito a pena conhecer é da Apple Pie, outra torta de maçã, mas com aquele jeitão americano, maravilhosa.

Um forte abraço, e mais uma vez, lembramos vocês para nos seguirem em nossas redes sociais :

Um beijo e até a próxima técnica ou receita,  porque aqui vocês sabem, a gente cozinha, gosta e posta!

Um forte abraço,

Cris Muratori – Bake and Cake

Seu Canal Interativo Gourmet

logo original

Deixe aqui seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.