Pão de Batata Recheado (RECEITA) – Que tal aprender a fazer essa receita, nos mínimos detalhes? Prepare a Massa, veja como RECHEAR, como CONGELAR e ter os pães fresquinhos para o lanche e o café da manhã. Conheça nosso novo site Bake and Cake Gourmet, com mais de 1.000 receitas rápidas e saudáveis!
Essa receita foi parte de um desafio, pois ela faz parte da lista das que não atingiam o resultado esperado. Apesar de a massa já ter sido testada e aprovada, rechear não funcionava.
O que acontecia:
- A superfície do pão não ficaca lisinha
- O pão vazava ao assar
Então o processo foi sendo aprimorado, em vez de queijo ralado dentro, queijo fatiado.
Em vez de assar em temperatura mais baixa, subir essa temperatura, assim o queijo não derretia tanto por dentro.
Todos esses “processos” foram sendo implementados pouco a pouco, em cada nova experiência dessa receita, compondo um desafio e uma evolução a cada etapa.
Hoje, publicamos finalmente essa receita, com a certeza que agora ela poderá ser reproduzida, e que fizemos o nosso melhor.
Esperamos que gostem, e que se fizerem, nos enviem seu feedback.
DIFICULDADE: Fácil
TEMPO DE PREPARO: 3 horas + 8-12 horas de descanso na geladeira
RENDIMENTO: 1,5 kg de pão de batata (30 pães de aprox. 50g)
EQUIPAMENTOS E UTENSILIOS: Batedeira com gancho para sovar (opcional), forno.
Ingredientes
Para a massa
- 250 g de batata cozida, descascada e amassada (passe no espremedor)
- 375 g de farinha de trigo
- 2 1/2 colheres de chá de fermento biológico seco ou 7g
- 2 1/2 colheres de chá de açúcar
- 1 ovo
- 50ml de leite
- 90 g de manteiga em temperatura ambiente
- 1 colher de chá de sal
Para RECHEAR :
360g de Queijo muçarela em cubos ou fatias ( cada fatia com 50% do peso da massa)
Óleo para untar a bancada
Para PINCELAR
- Egg Wash para pincelar: 1 ovo inteiro, 1 pitada de sal e um pouco de leite.
modo de preparo
Pré-preparo:
1 – Separe os ingredientes e utensílios da receita.
2. Em algum dos intervalos de crescimento do pão, antes de rechear, porcione as fatias de queijo e reserve.
O passo a passo do pão de batata recheado:
- Prepare a massa. Siga o modo de preparo do Pão de Batata (receita da massa somente). Essa receita foi super aprimorada, o que faltava mesmo era ter o método certo para RECHEAR E ASSAR sem os costumeiros erros…..massa com cara engruvinhada (sem ser lisinha), pão vazando no forno e perdendo todo o recheio. Oh my god!
- O método de preparo desse pão (massa) é o método direto. Para resumir, primeiro os secos, depois os ingredientes liquidos, depois a gordura e depois o sal (Nessa ordem).
- Sove bem a massa até ficar puxa puxa. Lembre, a explicação detalhada da massa está no post Pão de Batata.
- Leve para crescer em uma tigela untada com óleo e tampada com papel filme, por pelo menos 1 hora em local “aquecido” – a temperatura ideal de crescimento é de 37oC. Pode colocar no microondas (sem ligar), funciona bem.
- Depois de fermentar a massa deve ter adquirido um volume 1.5 vezes maior do que o original.
- Depois de crescido, chegou a hora de porcionar, rechear e levar novamente para crescer. Aqui é o foco deste post. Após várias *inúmeras experiências, avaliando inclusive outros vídeos, chegamos ao melhor Método. Em algumas experiências, o pão ficou com a casca totalmente “engruvinhada”, em outras ele vazou….Então aqui, o resumo do que REALMENTE FUNCIONOU.
- Divida a massa em porções de mesmo tamanho. Na foto, a massa foi pesada e dividida em porções de 35g.
- Recheie com os queijos em FATIAS, com no máximo 50% do peso da massa. Aqui cada fatia tinha entre 15 e 18g.
- Isso resultou em pães com peso médio de 50g.
- Abra a massa com a mão, sobre uma bancada untada apenas com óleo. Se usar farinha “engruvinha” e depois de assar não ficará lisinho.
- Coloque o recheio no meio, feche como uma “trouxinha”.
- Coloque entre as mãos, untadas com óleo, alise bem, dê uma achatadinha.
- Coloque em uma forma untada com óleo.
- Deixe um espaço entre os pães, para que possam crescer sem grudar um no outro.
- Leve para crescer novamente por 1 hora. Cubra com papel filme.
- Antes de assar, pré-aqueça o forno a 180oC.
- Pincele os pães com o “Egg Wash”, misturinha de ovos….(ver ingredientes). Opcional: coloque um pouco de sal do himalaia, fica ótimo, mas deixa a superficie um pouco ondulada (efeito do sal na massa fermentada).
- Se quiser consumir os pães no momento de assar, asse até ficarem crescidos e dourados (uns 15 a 20 minutos)
- Para congelar, asse pela metade do tempo….eles sairão brancos, mas crescidos e ligeiramente dourados nas laterais.
- Deixe esfriar sobre uma grade.
ALGUMAS FOTOS DO NOSSO PREPARO E TESTES:
1 – ABRIR E RECHEAR
3 – ANTES DE ASSAR, PINCELADOS
Pão de Batata recheado – COMO SERVIR – FRESCO OU CONGELADO
- Sirva seu pão após assar pelo tempo estimado na receita ou CONGELE, seguindo os passos abaixo:
- Para congelar, depois de assar pela metade do tempo….eles sairão brancos, mas crescidos e ligeiramente dourados nas laterais.
- DEIXE ESFRIAR, leve para congelar em uma forma (sem amontoar), um do lado do outro, sem encostar.
- Depois retire do congelador, coloque em um saco plástico abre e fecha e volte para o congelador.
- Na hora de servir (no café da manhã ou no lanche), pré-aqueça o forno a 170oC, no máximo 180oC..
- Coloque em uma forma, leve para assar novamente por 4-8 minutos ( o tempo pode variar em função do forno).
E aí? Gostou dessa receita de Pão de Batata Recheado?
Se é profissional da gastronomia, vende por encomenda, participe do nosso grupo fechado Bake and Cake Faça e Venda.
Para receber as receitas, sempre que forem postadas, deixe seu e-mail no formulário abaixo
Um forte abraço, e mais uma vez, lembramos vocês para nos seguirem em nossas redes sociais:
Facebook
Instagram
Twitter
Youtube
Um beijo e até a próxima técnica ou receita, porque aqui vocês sabem, a gente cozinha, gosta e posta!
Cris Muratori
Bake and Cake – Seu Canal Interativo Gourmet