Bolo Floresta Negra – O tradicional bolo em versão Naked.

Bolo Floresta Negra Bake and Cake –  leva o nome da Floresta que fica na Alemanha. Seus  ingredientes e cores são característicos:  chocolate (escuro), branco (chantilly) e vermelho (cerejas), mas com nosso #toquedechef e ele ficou Naked !  Quer ver a receita? Clique na foto. Siga o bakeandcake.blog.br e inscreva-se em https://www.youtube.com/channel/UCTuHmgFYkIz-GQPjzhO_fbw

Antes de iniciar a receita, vamos dar um pouco do contexto do bolo. (fontes: http://confrariadobaraodegourmandise.blogspot.com.br/2011/09/inebriante-floresta-negra.html e  http://wagau.blogspot.com.br/2013/04/schwarzwald-encantada-floresta-negra.html)

Este bolo leva o nome da Floresta que fica na Alemanha, A extensão desse terreno enfeitiçado é medida em duzentos quilômetros de comprimento e cinquenta quilômetros de largura e é considerada o pulmão da Alemanha.

As florestas desempenham um papel fundamental nas histórias infantis européias. Os irmãos Grimm, tornaram públicos os contos populares europeus ao transcreverem essas estórias para livros, tematizaram lendas famosas em cenários como o da Floresta Negra.

No caso da torta floresta negra,  há varias versões de sua origem. Uma delas que parece mais factível  é que a cor escura  do bolo  simboliza a escuridão natural da floresta,  e as lascas de chocolate da cobertura simbolizam as cascas das árvores.

Vamos a receita?

Dificuldade: Fácil

Tempo de Preparo: 2 horas

Rendimento: 1 bolo médio – 15 a 20 fatias, com 4 camadas.

Utensílios: Balança, Copo Medidor, Peneira, Espátula. 2 formas de 23 cm, Papel Manteiga, Bailarina, Grade para resfriar, Papelão para a base, Salva-Bolos, Faca de pão ou de cortar Bolo, Papel Alumínio, Tábua, Faca pequena, Saco de Confeitar descartável, bico de confeitar.

Equipamentos: Forno, Batedeira, Microondas ou Fogão.

Ingredientes do Bolo Floresta Negra:

  • 12 ovos
  • 350g de açúcar
  • 250g de farinha de trigo
  • 100g de cacau em pó
  • 170g de manteiga derretida

Calda do Bolo Floresta Negra

  • Calda de Cereja Maraschino

Recheio, Cobertura e Decoração do Bolo Floresta Negra:

  • 750ml de creme de leite fresco
  • Açúcar de confeiteiro a gosto
  • 300g de cerejas maraschino picadas
  • 12 Cerejas inteiras para decorar
  • Chocolate picado ou confeitos de chocolate

Modo de Fazer o Bolo Floresta Negra:

Passo 1: Bater os ovos com o açúcar em duas etapas até triplicar de volume. Enquanto isso, derreter a manteiga e untar a forma com óleo, um pouco de farinha e colocar papel manteiga no fundo (untar o papel manteiga também).  Pré-aquecer o forno a 180oC.

Passo 2: Peneirar a farinha com o cacau. Adicionar aos ovos batidos com o açúcar aos poucos para manter o aerado (peneirar sobre os ovos batidos em etapas e misturar com a espátula, tomando cuidado para não perder o aerado)

Passo 3: Adicionar a manteiga em fio a massa, misturar com a espátula com cuidado para não perder o aerado.

Passo 4: Dividir a massa nas formas untadas e levar ao forno pré-aquecido por 30 minutos ou até desprender da lateral da forma. Enquanto isso, coe as cerejas marasquino e reserve a calda e pique as cerejas que serão usadas no recheio.

script async src="//pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js">

Passo 5: Deixar esfriar, colocando um papel alumínio sobre a forma (sem tampar). Depois transferir para uma grade e deixar esfriar.

Passo 6: Cortar os bolos em duas metades (formando 4 partes), nivelando se necessário e tirando um pouco da parte superior de um dos bolos para que o bolo absorva bem a calda.

Passo 7: Coe a calda da cereja e reserve. Fure e Molhe o Bolo com a calda (pode usar bastante pois o bolo absorve bem ). Faça o chantilly e recheie o bolo, colocando as cerejas picadas. Repita com todas as camadas até a penúltima camada. Na massa que ficará por cima como cobertura, apenas umedeça com a calda.

Passo 8: Coloque o chantilly em um saco de confeitar e utilize o bico de confeiteiro de sua preferência para fazer os desenhos da parte superior, formando “flores” ou ” bicos” em todo o círculo. O importante é que sejam iguais e proporcionais ao tamanho da cereja (maiores do que ela). Coloque o restante do chantilly no centro, espalhando com a espátula. Decore com as cerejas, conforme abaixo:

Bolo Floresta Negra - Receita
Bolo Floresta Negra

Arrume as laterais , acertando o chantilly e limpando as camadas para que o contraste fique evidente entre bolo e chantilly. Coloque o chocolate ralado ou os confeitos no centro e nas laterais, sem cobrir o bolo, mantendo-o naked (ou pelado).

Leve para a geladeira até a hora de servir!

Quer ver outras receitas de Bolo de Chocolate?

Bolo de Chocolate Infalível e Versátil

Bolo de Chocolate Tudo 2

Um forte abraço, e mais uma vez, lembramos vocês para nos seguirem em nossas redes sociais :

Deixe seus dados abaixo para pertencerem ao nosso maravilhoso universo da gastronomia e receber nossos comunicados exclusivos!

Um beijo e até a próxima receita, porque aqui vocês sabem, a gente cozinha, gosta e posta!

Cris Muratori

Bake and Cake – Seu Canal Interativo Gourmet

 

 

 

 

Deixe uma resposta