Torta Holandesa, veio da Holanda? Nãaao, é Made in Brazil! Veja a receita!

script async src="//pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js">

Torta Holandesa #toquedechef – O nome confunde, mas essa torta é do Brasil. A receita é composta por massa de biscoito,  creme (delicioso) , cobertura de chocolate e os biscoitos tradicionais em volta da torta! Clique na foto e veja a receita BAKE AND CAKE e inscreva-se em https://goo.gl/5oX8Wp

script async src="//pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js">

A Torta Holandesa foi criada por Silvia Leite em 1991 em Campinas e portanto, não tem nada de Holandesa, apenas o nome. O que caracteriza essa torta é a massa de biscoito (maisena) , o creme, a cobertura de chocolate e ao final os biscoitos de chocolate em volta da torta. Qualquer coisa diferente disso não é Torta Holandesa. Mas pesquisando sobre ela, além de achar a curiosidade sobre sua origem, vimos que há várias receitas, com diferentes ingredientes, principalmente para o creme.

A versão do Bake and Cake parte de algumas preparações básicas e essenciais da confeitaria, sendo portanto uma preparação clássica e que mantém a facilidade de preparo, e principalmente o sabor (não tem gosto de manteiga e não fica muito doce!)

Vamos ver como fazer?

Dificuldade: Fácil

Tempo de Preparo: 40 minutos (ativo) + 5 horas de espera + 60 min (ativo)

Utensílios: Forma 23cm desmontável, Panela, Espátula, Peneira, Papel Filme PVC, Acetato (opcional, mas ajuda!!!), saco de confeitar ou cartucho feito com papel manteiga (enrole na diagonal, formando um saco de confeitar e deixe o bico fino), palito.

Equipamentos: Forno, Fogão, Geladeira, Batedeira de Mão ou Mixer, Processador ou Liquidificador, Microondas ( opcional)

Ingredientes da Torta:

Parte I ) Massa e Biscoito da Torta Holandesa:

  • 1 pacote de biscoito maizena
  • 150g de manteiga derretida
  • Água (se necessário)
  • 1 pacote de Biscoito Calipso ou equivalente (chocolate por fora)

Parte II ) Creme da Torta Holandesa:

  • 2 Receitas de Creme de Confeiteiro Bake and Cake (faça tudo para 800ml de leite)
  • 320g de Manteiga sem sal em temperatura ambiente

Parte III) Cobertura de Chocolate e Decoração

  • 400g de Ganache de Chocolate  meio amargo ou amargo em ponto liso.
  • 2 colheres de sopa de Glucose ou Karo (para dar brilho)
  • 50g de chocolate branco derretido misturado com um pouco – em torno de 25ml de creme de leite fresco ou de caixinha )
  • 20g de manteiga sem sal gelada e cortada em cubos

Como fazer a Torta Holandesa Bake and Cake

Passo 1: Inicie pela massa. Pré-aqueça o forno a 160oC. Triture os biscoitos maizena em um processador ou liquidificador. Peneire e Reserve. Derreta a manteiga no microondas ou no fogão e derrame aos poucos na farinha de biscoitos, até formar uma farofa úmida (se faltar complemente com mais manteiga derretida ou com água). Pressione essa mistura contra o fundo da forma de fundo removível (23 cm), nivelando  a massa para manter a mesma espessura. Fure com um garfo. Leve para assar por 15 a 20 minutos, até a massa voltar a ficar crocante. Retire do Forno e deixe esfriar.

Passo 2: Separe e pese todos os ingredientes do creme de confeiteiro (2X as medidas básicas – referência – 800ml de leite). Consulte aqui os ingredientes e modo de preparo, reserve, cubra com papel filme pvc toda a superfície do creme e deixe ficar morno, quase frio. Enquanto esfria, bata a manteiga no mixer ou na batadeira, até formar um creme claro e fofo. Misture esta manteiga com o creme de confeiteiro, reserve. O creme deve ficar liso e bem macio, sem nenhuma pelota, tá?

script async src="//pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js">

Torta Holandesa – preparação – Creme

Passo 3: Pré-Montagem – Coloque um acetato cortado em volta das laterais da forma, prenda no fundo. Caso não tenha acetato pode untar as laterais com óleo, apenas para o biscoito não grudar. Coloque o recheio na base da torta, uma pequena camada, apenas para fixar o biscoito calipso nas laterais, e comece colocando o biscoito com o chocolate virado para fora em toda a lateral da torta. Adicione o creme frio, cubra a forma com papel filme pvc e leve para gelar / endurecer por 5 horas.

Torta Holandesa - Receita
Torta Holandesa – Preparação – Pré-montagem – massa, biscoitos e creme.

Passo 4: Prepare o Ganache de Chocolate, seguindo o modo de preparo de nossa receita básica. Consulte aqui.  Mexa bem com o auxílio da espátula e do Fouet. Adicione a Glucose ou Karo e a manteiga, mexa bem para incorporar, se necessário, use o mixer para deixar bem liso. Espere esfriar fora da geladeira, bata um pouco contra a bancada para tirar as bolhas, mexa com a espátula, alise bem. Quando quase frio, com menos bolhas, cubra a Torta Holandesa com o chocolate, derramando no centro da torta e deixando a cobertura se espalhar sozinha. Leve a torta para a geladeira por 15 -30 minutos para endurecer um pouco e enquanto isso faça o chocolate branco para a decoração.

Torta Holandesa - Receita
Torta Holandesa – Cobertura de Chocolate.

Passo 5: Decore com chocolate branco. Derreta o chocolate branco em banho maria misturado com o creme de leite, bata bem com o fouet para ficar bem liso e coloque-o em um saco de confeitar ou cartucho de papel manteiga cortado apenas na pontinha e leve para a geladeira por 5 a 10 minutos para endurecer um pouco. Faça círculos, partido do centro da torta para fora. Depois com o auxílio de um palito faça desenhos de fora para dentro e depois de dentro para fora em linha reta, como se fosse cortar uma pizza….Entre cada bolacha faça bolinhas com o chocolate branco, e puxe também para dar acabamento. Retire com cuidado da forma, coloque no prato de servir e …. Pronto! Sua Torta Holandesa ficou pronta e tem aquele #toquedechef na aparência e no sabor, foi fácil de fazer e todo mundo vai fazer aquela cara de UAU…foi você que fez?

Torta Holandesa
Torta Holandesa, Decoração com Chocolate Branco

Obs.  mantenha a torta na geladeira até o momento de servir. Veja como ficou:

Torta Holandesa - receita
Torta Holandesa – Bake and Cake

Quer ver outras receitas de Tortas Bake and Cake?

Torta Frangipane de Figos:

Torta Frangipane Simples de fazer, @bakeandcakebr

Torta de Pêssego Perfeita

Torta de Pêssego perfeita
Torta de pêssego perfeita @bakeandcakebr

Torta de Mousse de Limão Bake and Cake – marca registrada da Cris Muratori, que faz desde a adolescência!

Torta Mousse de Limão Pronta!

E finalmente, a nossa marca registrada, símbolo do Blog durante seus primeiros meses de vida: a Torta de Morango!

Torta de Morango Perfeita Bake and Cake - Receita
Torta de Morango Perfeita Bake and Cake

Um forte abraço, e mais uma vez, lembramos vocês para nos seguirem em nossas redes sociais :

Se quiser, deixe seus dados abaixo para pertencerem ao nosso maravilhoso universo da gastronomia e receber nossos comunicados exclusivos!

Um beijo e até a próxima técnica ou receita,  porque aqui vocês sabem, a gente cozinha, gosta e posta!

Cris Muratori

Bake and Cake – Seu Canal Interativo Gourmet

Deixe uma resposta