Biomassa de Banana Verde (#fit) – como fazer biomassa de banana verde, para usar em vários pratos . Inscreva-se no Youtube: =========================================================
Biomassa de Banana Verde
Dificuldade: Fácil, indicada deixar pré-pronta para uso posterior.
Rendimento – 50%, para obter 500g de biomassa, precisará de pelo menos 1kg de bananas verdes, mas recomendamos comprar 10% a mais por garantia.
Utensílios: Panela de Pressão, Chaleira, Forminhas de Silicone (se quiser congelar), um pote plástico.
Equipamentos: Fogão e processador de alimentos.
Como fazer biomassa de banana verde
A biomassa de banana verde pode ser feita em casa. Para tanto você só precisa de um cacho intacto de banana nanicas verdes. Mas entenda, tem que ser verdes mesmo, como abaixo:
Modo de preparo da Biomassa de Banana Verde – Receita
- Retire as bananas do cacho com cuidado, preservando os talos
- Higienize as bananas com água e sabão
- Coloque no fogo uma panela de pressão com água até a metade e deixe ferver
- Assim que a água ferver,coloque as bananas higienizadas na água quente da panela de pressão para que levem choque térmico
- Tampe e deixe em fogo alto até começar a chiar
- Quando começar a apitar,abaixe o fogo e deixe na pressão por 10 minutos
- Desligue e espere a pressão sair normalmente, sem forçar
- Abra a panela e com a ajuda de um pegador, retire as bananas e vá retirando as polpas. Descarte a água do cozimento.
- Coloque as polpas em um liquidificador ou processador e bata com um pouco de água (quente), sem colocar água demais. Não use a água do cozimento, ferva uma água limpa.
- Não deixe esfriar, bata a polpa quente até formar uma pasta bem espessa, a biomassa
- Guarde em porções pequenas, como forminhas de cupcakes e coloque dentro de um pote maior tampado e congele, vá descongelando de acordo com o uso.
Importante: Quando a biomassa de banana verde é feita em casa (como a que fizemos), ela pode ser guardada na geladeira por sete dias ou congelada por até dois meses. Para descongelar basta deixar a biomassa em temperatura ambiente ou aquecê-la em banho-maria.
BIOMASSA DE BANANA VERDE
Resumo sobre a biomassa de banana verde:.
A biomassa de banana verde se destaca por possuir boas quantidades de um amido resistente que é uma espécie de fibra que o aparelho digestivo não consegue digerir. Como este tipo de fibra não é digerida, ela serve de alimento para as bactérias benéficas do intestino e assim contribui para o desenvolvimento da microbiota intestinal. Consequentemente, a imunidade melhora e o risco de câncer no intestino diminui. Esta fibra também previne o diabetes tipo 2 e melhora o trânsito intestinal.
A biomassa de banana verde também possui vitamina A, que é importante para a saúde dos olhos, da pele e contribui para o crescimento. O alimento conta com vitaminas do complexo B, B1, B2 e B3, que agem no metabolismo da glicose, dos ácidos graxos e aminoácidos, ou seja, ajudam o organismo a utilizar essas substâncias com eficiência. O potássio, o manganês e o fósforo também estão presentes na biomassa de banana verde.
Não há contraindicações para o consumo de biomassa de banana verde, somente pessoas que tem alergia à banana devem evitar o consumo do alimento.
Como qualquer alimento, o consumo não pode ser excessivo, pois pode causar gases, flatulências e diminuir a absorção de alguns minerais, como o zinco e cálcio. Outro risco do excesso do alimento é o intestino ficar solto.
Como consumir a biomassa de banana verde
A biomassa de banana verde pode ser utilizada na culinária como um espessante para dar mais consistência nas receitas culinárias. Ela substitui boa parte das receitas que utilizam óleo, maionese, creme de leite e qualquer outro espessante e não altera o sabor ou interfere no sabor do prato. A biomassa também pode ser adicionada em sucos.
Em nosso caso, utilizamos a biomassa para substituir a farinha na produção de um brownie que ficou fantástico (só tem gosto de brownie, não tem gosto de banana e a consistência fica úmida e o sabor da banana some!). Clique aqui e conheça a receita.
Para ver outras receitas sem glúten e sem lactose:
Bolo de Maçã de Liquidificador
Um forte abraço, e mais uma vez, lembramos vocês para nos seguirem em nossas redes sociais :
Se quiser, deixe seus dados abaixo para pertencerem ao nosso maravilhoso universo da gastronomia e receber nossos comunicados exclusivos!
Um beijo e até a próxima técnica ou receita, porque aqui vocês sabem, a gente cozinha, gosta e posta!
Cris Muratori
Bake and Cake – Seu Canal Interativo Gourmet