Como fazer Caramelo e Praliné

Como fazer Caramelo e Receita de praliné de castanhas de caju

Como fazer Caramelo e Praliné

Todas as dicas essenciais e um passo a passo para um caramelo perfeito.  (#tecnicasdecozinha) .  Clique para ver a receita . Inscreva-se no Youtube 

Como fazer Caramelo – Bake and Cake

Logo Bake and Cake

Dificuldade: Fácil

Tempo de Preparo : 15 minutos

Rendimento: De acordo com o a receita

Utensílios: Forma, Papel Manteiga ou Tapete de Silicone, Rolo de Abrir Massa.

Equipamentos: Fogão, Forno, Processador (opcional)

Ingredientes ( a quantidade indicada é para uma receita básica, podendo variar de acordo com a receita em que os pralinés serão usados):

  • 100g de nozes, castanhas, amêndoas/pistache sem pele e sem sal.
  • Caramelo suficiente para cobrir todas as nozes, castanhas, amêndoas/pistache sem pele

Parte I ) Como fazer Caramelo

Ele se forma quando a calda de açúcar ultrapassa o ponto de crosta dura, fica dourado-claro e escurecendo em seguida.

A cor indica o sabor: o claro tem sabor suave, o escuro tem um toque mais amargo. Uma das principais dificuldades de fazer caramelo é tomar cuidado para ele não queimar, pois seu escurecimento é rápido e o cozimento deve ser interrompido para não ter sabor amargo e só amargo.

Outra dificuldade é que o caramelo endurece rápido, então, precisa ser usado considerando isso, de acordo com a receita ou preparação.

Para fazer caramelo só precisamos de 2 ingredientes: água e açúcar. A água na verdade é até opcional, mas ajuda que ele fique mais fino e não queime tão rápido, porém faz com que o caramelo demore mais para se formar, porque a água tem que evaporar.

Para fazer caramelo, é bastante simples. Leva-se o açúcar diluído em um  um pouco de água  em fogo baixo e controlado, até que o acúcar comece a mudar de cor e atinja a espessura desejada. Assim que o caramelo atingir a cor desejada, coloca-se a panela em uma tigela de inox ou vidro refratário com água gelada, fazendo um banho maria frio . #dicabakeandcakebr Isso serve para interromper o cozimento do caramelo e impedir que escureça ou queime.

Parte II) Como fazer o  Praliné (vamos usar castanhas)

Passo 1: Pique as castanhas cruas e sem sal e leve-as ao forno 160øC por 7 a 10 minutos para que fiquem crocantes e mais douradas. Reserve.

Passo 2: Enquanto doura as castanhas prepare o caramelo, usando para 100g aproximadamente 6 colheres de açúcar e 1/4 xícara de água (colocar água é opcional, mas é mais seguro para quem não tem tanta experiência). Vigie esta panela, pois como dissemos, o caramelo escurece muito rápido e pode queimar.

Passo 3: Depois que o caramelo estiver pronto, coloque-o em banho-maria frio. Pegue as castanhas e espalhe sobre ,a bancada de mármore ou granito forrada com papel manteiga ou com o tapete de silicone. Com  o auxílio de uma luva térmica para não se queimar, derrame o  caramelo quente em cima das castanhas, espalhe com o auxilio de uma espátula de silicone bem rápido e espere esfriar.

Passo 4: Quando esfriar, passe o rolo de massa para quebrar em pedaços ou coloque no processador de alimentos.

Pronto! Gostou de entender como fazer caramelo? E praliné?

Vocé pode usar isso em diversos recheios ou até mesmo em coberturas de bolos, sorvetes.

Veja aqui a receita do bolo que fizemos usando o praliné (Foto abaixo) – Um delicioso Naked Cake recheado com chocolate branco e coberto com praliné.

Naked Cake Crocmousse Chocobranco

Esperamos que tenham gostado de aprender mais uma técnica e aplicá-la em uma receita. Uma idéia é usar em sorvetes, como o que fizemos aqui  – Sorvete 3 Leches.

Quer saber mais sobre o Bake and Cake? Clique aqui.

Um forte abraço, e mais uma vez, lembramos vocês para nos seguirem aqui e em :

Forte e crocante abraço

Cris Muratori

Bake and Cake – Seu Canal Interativo Gourmet

2 comentários

  1. […] #dicabakeandcake – Se preferir pode ser preparada como a de Groselha (ver abaixo), fazendo a pipoca no fogão ou no microondas, reservando e preparando a calda separadamente e depois misturando a pipoca no caramelo. Neste caso, para 1/4 de xícara de pipoca, utilize 1/2 xícara de açúcar refinado e 1/4 de xícara de água. O cuidado aqui é preparar o caramelo em fogo baixo. SE tiver um termômetro, monitore e quanto atingir 170oC desligue o fogo, aguarde caramelizar com o calor residual, coloque as pipocas e misture com o fogo bem baixo. Se quiser saber mais sobre a técnica de preparar o caramelo, clique aqui. […]

Deixe aqui seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.