Sopa Paraguaia – a sopa que deixou de ser sopa e virou um bolo salgado de milho muito fácil de fazer. Veja a receita (#sem glúten). Inscreva-se em https//youtube.com/c/bakeandcakebr
A sopa paraguaia tem origem como comida de tropeiros durante o século XIX, que impossibilitados de carregar líquidos transformaram a sopa em um bolo de milho salgado.
Indo um pouco mais a fundo na história da sopa, há duas versões. A origem é do Paraguai, mas a sopa pegou fama aqui no Brasil no Centro-oeste, especialmente no Mato Grosso do Sul por causa do grande intercâmbio cultural entre os dois países.
Uma versão da história da Sopa Paraguaia é que o O “Tykueti” era uma sopa, que por um erro de um cozinheiro acabou passando de liquido a sólido. Já vimos que outros pratos surgiram de erros dos cozinheiros, como o caso da Tarte Tatin.
Outra versão diz que, originalmente, era uma sopa comum que os soldados paraguaios levavam para o campo de batalha durante a guerra do Paraguai entre 1864 e 1870. Mas como era difícil transportar o liquido nos campos, outros ingredientes foram sendo incorporados e a deixando ainda mais sólida e tomando a consistência atual.
Seja lá qual for a versão, a sopa deixou de ser uma sopa e virou um delicioso bolo salgado de milho, que pode ser feito como prato único, para lanches, ou até mesmo como acompanhamento.
Dificuldade: Fácil
Tempo de Preparo: Até 1 hora
Rendimento: Um bolo pequeno (forma de pão) como o da foto
Utensílios: Forma rectangular pequena/média de pão, Tigela, Batedor de Arame (Fouet)
Equipamentos: Forno, Fogão Batedeira opcional.
Ingredientes:
SOPA PARAGUAIA
- 1/2 cebola, parte picada e 2 fatias em rodelas (reserve 2 fatias para a decoração)
- 25g de manteiga integral sem sal.
- 250ml de leite integral
- 50g de fubá tipo milharina
- 1 pitada de fermento em pó químico
- Sal a gosto
- 20g de queijo meia cura ralado ou uma colher de sopa
- 01 gema
- 01 clara
- óleo de milho para untar.
Modo de Preparo da Sopa Paraguaia
Passo 1: Sue a cebola picada na manteiga, junte o leite e acrescente o fubá, antes da fervura do leite, aos poucos, mexendo sempre até obter um angu (com uma textura mais sólida)
Passo 2: Tempere com sal, retire do fogo e acrescente o queijo ralado e a gema, misture bem.
Passo 3: Resfrie e reserve. Adicione as claras em neve e o fermento, na mistura fria, misture bem. Coloque as duas fatias de cebola por cima da sopa, deixe afundar um pouco. Leve para o forno pré-aquecido a 180oC em uma assadeira untada com óleo.
Passo 4: Asse até que a massa fique firme e dourada, 15 minutos aproximadamente.
Passo 5: Retire do forno, deixe descansar por 5 minutos e desenforme. Sirva cortada em pedaços.
Agora é só experimentar essa receita e nos deixar aqui seu feedback.
Um forte abraço, e mais uma vez, lembramos vocês para nos seguirem em nossas redes sociais :
Deixe seus dados abaixo para pertencerem ao nosso maravilhoso universo da gastronomia e receber nossos comunicados exclusivos!
Um beijo e até a próxima receita, porque aqui vocês sabem, a gente cozinha, gosta e posta!
Bake and Cake – Seu Canal Interativo Gourmet