Receita Bake and Cake do famoso crocante com várias utilidades em doces e sobremesas – RECEITA – pode ser feito com amêndoa sem pele, nozes pecã, castanha de caju, pistache sem pele , amendoim . Inscreva-se no Youtube.
Praline, o famoso crocante de muitas receitas.
O crocante nada mais é do que oleaginosas torradas e picadas misturadas a um caramelo perfeito.
Mas não se engane, para obter esse resultado de um praline perfeito e crocante, primeiro há que saber dominar como fazer um caramelo.
Em minha vida de gastronomia, já vi muitos darem errado…alguns açucaram e ficam opacos, outros não tem crocância, ficam murchinhos, coitados!
Em todos eles o praline tem que fazer “sentido”. Ele combina com tudo que tem maciez, cremosidade, porque sua textura é contrastante. OU seja, use sempre com algo cremoso, que vai ficar ótimo.
Receita de Praline, o crocante delicioso.
Dificuldade: Média
Tempo de Preparo: 45 minutos
Rendimento: aprox. 250g – o suficiente para cobrir um bolo/torta de 20-22 cm.
Utensílios: Panela, Espátula de silicone, pincel, copo, rolo de abrir massa ou faca, silpat ou tapete de silicone ou papel manteiga brilhante.
Equipamentos: Fogão. Processador (opcional)
Ingredientes – Receita Básica
Obs – Pode ser feito com Pistache, Amêndoa sem Pele, Amendoim sem Pele, Nozes, Nozes Pecã ou Castanha de Caju (aqui chamados de oleaginosas)
- 150g de oleaginosas picadas e torradas
- 75ml de água
- 225g de açúcar refinado.
REGRA: Para qualquer quantidade de oleaginosa, será usado metade da quantidade de água e 50% a mais de açúcar refinado.
Modo de Preparo do Praliné ou Crocante:
Passo 1 : Retirar a pele (amendoim, amêndoa ) – colocar em água, ferver. Escorrer. Processar/picar a oleaginosa, torrar em forno médio pré-aquecido – 160oC, olhando atentamente para não queimar.
Passo 2: Em uma panela, misturar a água com o açúcar, fazer um caramelo, com coloração caramelo médio (não deixar escuro). Se tiver termômetro, ir a 170oC.
Passo 3: Quando atingir a temperatura/coloração desejada, colocar a oleaginosa picada, mexer, derramar sobre o tapete de silicone ou papel manteiga (com o lado brilhante para cima).
Passo 4: Deixar esfriar, endurecer. Quando estiver bem crocante, quebrar e picar.
#dicabakeandcakebr
Obs. melhor picar na faca, pois no processador não dá para ter controle do tamanho dos crocantes e eles ficam muito desiguais, correndo o risco de formar uma “farofa”.
E isso! Espero que tenham gostado da receita.
Se é profissional da Gastronomia, vende por encomenda, siga-nos no nosso grupo Bake and Cake Faça e Venda.
Um forte abraço, e mais uma vez, lembramos vocês para nos seguirem em nossas redes sociais :
Deixe seus dados abaixo para pertencerem ao nosso maravilhoso universo da gastronomia e receber nossos comunicados exclusivos!
Um beijo e até a próxima receita, porque aqui vocês sabem, a gente cozinha, gosta e posta!
Bake and Cake – Seu Canal Interativo Gourmet