Menu
+ Busca Avançada
Busca Avançada fechar X
Limpar Filtros
Não perca nenhuma novidade!

Receba em sua caixa postal novas receitas, dicas e técnicas e muitas coisas legais do mundo da gastronomia!




Enviamos e-mails eventuais e você poderá encerrar sua inscrição a qualquer momento.



Prontinho!
Seu e-mail já está cadastrado.

Obrigada

Limpar Filtros
Busca Avançada
receita de baguete

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL Receitas Vegetarianas

Receita de Baguete – truques e macetes para fazer em casa.

02 de julho de 2020
receita de baguete 02 de julho de 2020

Receita de Baguete  uma receita fácil, que você faz  em casa, no seu forno,  com alguns truques muito simples. Veja a receita. Inscreva-se no Youtube

A plataforma on-line de cardápios (receitas+ferramentas) para preparar refeições saudáveis e gourmet em casa de forma rápida e prática. Clique e saiba mais.

Bake and Cake Gourmet
Bake and Cake Gourmet – alimentação saudável e gourmet para preparar em casa

RECEITA DE BAGUETE

Que tal uma baguete quentinha e crocante saindo do seu forno em até duas horas? Mas se está procurando ainda o que fazer, dá uma olhadinha na nossa página especial, Receita de Pão.

Tem coisa mais deliciosa do que um pão quentinho? Aquele cheirinho delicioso, com aquela manteiguinha derretendo….uma delicia.  Agora antes de iniciar, veja algumas dicas importantes para que sua receita dê certo:

  • PONTO COM FARINHA – Atenção… as quantidades são formuladas, não altere. Não dê ponto com farinha, isso desequilibra a massa do pão, pois ela é uma fórmula baseada na quantidade de farinha utilizada. Se você aumenta a farinha, tem que aumentar proporcionalmente tudo.
  • PONTO COM AGUA – O que pode ser ajustado na massa é a quantidade de água. Há farinhas com diferentes absorções de água. Se você não está usando uma farinha forte, comece colocando 275ml de água, e vá adicionando até obter a mistura homogênea (uma bola). Para essa receita, não ultrapasse 325ml, ou 65% de hidratação.
  • Glúten: verifique se o gluten foi desenvolvido na massa. Você pode verificar isso esticando a massa após sovar. Se ela rasgar com facilidade, está fraca, e tem que ser sovada até ficar forte.
  • Farinha forte – é uma farinha com alto teor de glúten. As farinhas tipo 1 do supermercado não tem essa formulação. Dá certo fazer o pão com elas? Dá, mas a massa rasga com mais facilidade e tende a um pão mais “esparramado”, uma massa mais grudenta e que tem que ser trabalhada com mais cuidado.
  • Baguete vs pão francês – existem diferenças – no pão francês é adicionada gordura, enquanto a baguete não tem gordura.  A baguete é para ficar com menos mioio e mais casca, enquanto o pão francês tem mais miolo. Se você quer começar a fazer pão , acho que a recieta de baguete é mais prática, principalmente para dar o formato.
  • Desenvolver a casquinha crocante (ASSAR) – isso é possivel de fazer no forno de sua casa. A técnica é o vapor, que os fornos de padaria já tem “embutidos”. Mas na sua casa, você pode simular o forno a vapor, com uma travessa de água enquanto assa.
Receita de Baguete
Receita de Baguete

Dificuldade: Fácil

Tempo de preparo: 2 horas

Rendimento : 6 baguetes

Utensílios : forma(s) furada(s) ou forma(s) rasa(s), 1 travessa .

Equipamentos: Forno, Balança (opcional).

INGREDIENTES

RECEITA DE BAGUETE

  • 560g de farinha forte, para pão ou pizza
  • 6g de fermento biológico seco (1 colher de chá quase cheia)
  •  ou 15g de fermento biológico fresco – se quiser ser preciso aqui, o correto é 16,8g)  
  • 2,8g de açúcar  (1 colher de café de açúcar cheia)
  • 330ml de água gelada (adicione aos poucos, ver dicas acima)
  • 10g de sal (1 1/3 colher de chá)

Modo de preparo

  1. Misture em uma tigela: a farinha, o fermento biológico, o açúcar, a água gelada.
  2. Com as mãos ou com a batedeira, misture bem a massa até ficar homogênea.
  3. Acrescente o sal.
  4. Sove por 5 minutos, devagar (na batedeira Kitchen Aid em velocidade 2 a 3 com a pá).
  5. Depois sove por mais 7 minutos, com movimentos mais rápidos (ou na batedeira com velocidade media-alta).
  6. A massa tem que ficar elástica. Faça o teste – estique e verifique se ela abre com facilidade. Se abrir, sove mais até obter o ponto de véu (em que a massa desenvolveu o glúten e não rasga com facilidade).
  7. Unte uma superfície da sua bancada com óleo. Coloque a massa. Polvilhe um pouco de farinha sobre ala. Cubra com papel filme, esticando e fechando as laterais.
  8. Deixe descansar por 30 minutos em temperature ambiente. A massa não precisa fermentar…se deixar mais tempo ficará dificil de trabalhar.
  9. Depois de descansar, a massa relaxou o glúten, ficou um pouco maior, mas sem formar aquele monte de bolhas. Ela tem que ficar mais consistente e firme, por isso não deixar fermentando muito.
  10. Sobre a bancada untada com óleo (não use farinha), divida a massa em porções iguais, de 150g para fazer mini baguetes, ou porcione em tamanhos maiores de 300g para as baguetes grandes (a sugestão de fazer a mini é porque ela é mais fácil de acomodar em formas e fornos domésticos).

como modelar a baguete

  1. Acompanhe com a figura desse bloco (abaixo), se preferir. Achate delicadamente as bolinhas de massa com a palma da mão, deixando –as compridas e ovais e com 1cm de espessura.
  2. Enrole: a primeira dobra – no sentido do comprimento, dobre 1/3 da borda para o centro,  fechando com os dedos para que ela grude.
  3. Vire a massa 180o.
  4. Faça o mesmo do outro lado, dobrando mais 1/3 para o centro.
  5. Dobre a massa ao meio, no sentido do comprimento, junte as bordas.
  6. Pressione com os dedos ou palma das mãos.
  7. Faça rolinhos sobre a bancada untada, apertando ligeiramente para que a superfície fique uniforme, mas alongada.
  8. Afine ou arredonde as pontas.
  9. Coloque sobre formas untadas com óleo (fizemos a experiência de colocar sobre panos úmidos, formando “casulos” e com a farinha tipo 1 do supermercado ela grudou). Dê preferência por colocar as baguetes diretamente nas formas em que serão assadas, dando uma boa distância entre elas. Você fazer os casulos, se desejar – colocando sobre panos úmidos, e fazendo as “barreiras” com o pano e colocar uma ao lado da outra. Para um melhor resultado, as formas furadas, tem passagem de vapor, se tiver, use-as.
  10. Enfarinhe a superfície , cubra com pano limpo e úmido e leve para crescer até dobrar de tamanho.
  11. Pré-aqueça o forno a 220oC.
  12. Separe uma travessa que possa ser levada ao forno  e coloque-a na parte inferior.
  13. Finalize o pão. Umedeça a superfície das baguetes com água e um pincel, se tiver. Finalize polvilhando farinha de trigo ou gergelim ou queijo parmesão.
  14. Faça 3 incisões diagonais ou cortes sobre a massa (use um estilete de cozinha ou uma faca – para facilitar molhe). Se as incisões forem superficiais, o pão não abrirá ao assar. A incisão deve ter pelo menos 0,5cm de profundidade. Faça movimentos rápidos e precisos, de uma vez. Se necessário aprofunde….mas não corte em outro local.
  15. Coloque os pães no forno e imediatamente, jogue  50ml de água fria na travessa que está na parte inferior do forno (base).
  16. Feche e asse por 20 minutos.
Receita de Baguete
Como modelar a baguete, passo a passo – Fonte Larousse dos Pães, Erik Kayser Editora Alaúde.

 

FINALIZAÇão e montagem

  • Assim que estiverem douradas, retire e deixe esfriar sobre a grade do forno ou nas prórprias assadeiras furadas, por 5 minutos.
  • Sirva para o café ou um lanche da tarde. Pode ser usada para servir o delcioso lanche de pernil Bake and Cake.

Gostou da receita? Bora fazer a sua baguete! Então avalie o nosso conteéudo abaixo.

Avaliação: 1 de 5.
Imagem Legenda 4 tipos

Tédio nas refeições e falta de variedade no seu almoço e jantar ? Você está cansada(o) de comer a mesma coisa todo dia, de ter que pedir socorro para o macarrão instantâneo?
O consumo de alimentos com pouca variedade e de ultraprocessados é uma ameaça séria à sua saúde. Você pode resolver isso de forma prática e rápida com o Bake and Cake Gourmet e transformar a sua alimentação. Clique e saiba mais.


Se é profissional da gastronomia, vende por encomenda, participe do nosso grupo fechado Bake and Cake Faça e Venda!


Se quiser, deixe seus dados abaixo para pertencerem ao nosso maravilhoso universo da gastronomia e receber nossos comunicados exclusivos!    
Um forte abraço, e mais uma vez, lembramos vocês para nos seguirem em nossas redes sociais:


Facebook
Instagram
Twitter
Youtube 

Um beijo e até a próxima técnica ou receita,  porque aqui vocês sabem, a gente cozinha, gosta e posta!

Cris Muratori
Bake and Cake – Seu Canal Interativo Gourmet

Bake and Cake

Gostou desta receita? Então compartilha:

Compartilhe:

Tags

Posts Relacionados

Comentários

AdRotate JS -->