Batata Duchesse: a batata da duquesa Austríaca facílima de fazer (assada)

Batata Duchesse -#toquedechef –  Batata com nome chic, história de “realeza”, presença na mesa…e com algo surpreendente: facílima de fazer! Conheça a receita clicando na foto. Inscreva-se no Youtube https://goo.gl/5oX8Wp

Dificuldade: Facílima

Tempo de preparo: 1 hora

Rendimento : aproximadamente 6 porções – 30 Batatas Duchesse.

Utensílios: 2 Formas para assar, Papel Manteiga ou 2 Tapetes de Silicone, Bowl (Tigela), Espátula, Espremedor, Peneira, Saco de confeitar descartável, bico estrela médio.

Equipamentos: Forno

Recomendação: Acompanhamento de carnes (veja nossa foto no final da receita)

História: A Batata Duchesse foi uma criação francesa feita para uma duquesa austríaca e seu aspecto inspirado nas perucas altas e cacheadas que ela tinha. Por ironia do destino, a duquesa acabou perdendo a peruca e a cabeça na guilhotina, mas as batatas permanecem até hoje e foram cada vez se tornando mais conhecidas no mundo todo.   

Vamos a receita da Batata Duchesse?

Ingredientes Batata Duchesse: 

  • 500g de Batata Monalisa
  • 2 ovos (gema)
  • 50g de Manteiga integral sem sal
  • Sal Refinado a gosto
  • Pimenta do Reino Branca em grão moída
  • Noz moscada a gosto

Como fazer a Batata Duchesse:

Passo 1 – Cozinhar as batatas inteiras, em água com sal ( a partir de água fria). Quando estiverem cozidas, descascar, cortar e  ir ao passo 2.

Passo 2#dicabakeandcake -.Volte com as batatas ao fogo sem água, para que elas sequem. Faça isso na mesma panela do cozimento por 3 minutos, virando as batatas.

Passo 3 – As batatas devem ser espremidas quentes. Retire-as da panela e passe pelo espremedor. Mas aí vem a segunda #dicabakeandcake : passe a batata espremida em uma peneira. Isso vai deixá-la muito mais “lisa” e a textura muito mais agradável ao paladar.

Passo 4 – Com as batatas já espremidas e peneiradas, adicione: a gema, a manteiga e o sal, pimenta e noz moscada. Misture bem.

Passo 5 – Cobrir uma assadeira com papel manteiga ou com um tapete de silicone.  Se usar papel manteiga é necessário untá-lo.

Passo 6 : Colocar a massa em um saco de confeitar com bico “estrela” médio. Fazer as batatas como se faz a cobertura de um cupcake, com as dimensões aproximadas de 6cm de diâmetroX2 a 3 cm de altura, conforme a foto abaixo:

Custom Search

Como moldar as Batatas Duchesse
Como moldar as Batatas Duchesse

Passo 7: Assar em forno pré-aquecido a 190oC por aproximadamente 30 minutos ou até que as batatas estejam douradas.

Pronto! Seu acompanhamento #toquedechef –  Batata Duchesse – para seu prato está pronto. E o mais legal é que as crianças amam e é facílima de fazer. Abaixo fizemos um prato como exemplo de como as batatas ficam lindas na montagem.

#menucompleto Bake and Cake
#menucompleto Bake and Cake – Costeleta de Vitela com Molho Demi-Glace e Batatas Duchesse.

Para arrasar na cozinha, você não precisa de muito tempo, mas somente de algumas técnicas ou truques e alguns utensílios que dão ao seu prato aquele #toquedechef.  E isso a gente tem muito a oferecer no nosso canal.

Outros acompanhamentos sugeridos:

Batatas Rústicas

Batatas Coradas com Alecrim ou Batatas Rústicas

Batatas Campagna

Batatas Campagna
Batatas Campagna

 

Se é profissional da gastronomia, vende por encomenda, participe do nosso grupo fechado Bake and Cake Faça e Venda!

Um forte abraço, e mais uma vez, lembramos vocês para nos seguirem em nossas redes sociais :

Se quiser, deixe seus dados abaixo para pertencerem ao nosso maravilhoso universo da gastronomia e receber nossos comunicados exclusivos!

Um beijo e até a próxima técnica ou receita,  porque aqui vocês sabem, a gente cozinha, gosta e posta!

Cris Muratori

Bake and Cake – Seu Canal Interativo Gourmet

 

 

 

5 comentários

Deixe aqui seu comentário