Receita de Massa de Empanada – Em busca da receita de empanada ideal, testamos duas receitas: uma da Chef Paolla Carrosella e outra de Pía Hendrik, autora do livro Cozinha Argentina. Qual é melhor? Veja em nosso post. Inscreva-se no Youtube https://www.youtube.com/channel/UCTuHmgFYkIz-GQPjzhO_fbw
Qual massa de empanada é melhor?
As duas receitas usam banha de porco, mas tem sim uma diferença..
Receita de massa de empanada de chefs argentinas….Todo mundo conhece a Chef Paolla, porque atualmente ela tem tido muita visibilidade por conta de sua participação no programa Masterchef. Aí resolvemos testar a receita dela de empanadas (a massa ) e comparar com outra receita da chef Pía Hendrik.
As receitas são muito parecidas, a diferença está essencialmente na adição de 1 ovo (receita de Pía). Ambas fazem a receita usando banha de porco, embora haja outras que utilizem a manteiga com base. A banha torna a massa mais crocante do que a massa com manteiga.
Receita de Massa de Empanada de chefs Argentinas.
Dificuldade: Depende da receita de massa de empanada! Veja abaixo nossa conclusão
Tempo de Preparo: O preparo é bem rápido, mas tem o tempo de descanso da massa (que varia conforme a receita) e o tempo de abrir, rechear e assar. Ativo: 2 horas e meia.
Utensilios: Panela, Tigela, Espátula, Cortador de Massa ou Faca, Pires ou outro recipiente que tenha 13cm em media de diâmetro, rolo de abrir massa.
Equipamentos: fogão, geladeira (verifique a receita) e forno.
Receita 1 – Receita de Massa de Empanada – Paolla Carrosella
- 500g de farinha de trigo
- 115g de banha
- 1 xícara de água
- 10g de sal refinado
- 1 ovo para pincelar ( não foi recomendado na receita original, mas usamos)
Receita 1 – Como fazer a Receita de Massa de Empanada de Paolla Carrosella:
Passo 1 – Coloque a água em uma panela no fogão e deixe até que fique morna. Desligue o fogo, acrescente a banha e deixe derreter.
Passo 2 – Enquanto isso, coloque a farinha em uma bacia (peneire se desejar) e acrescente o sal. Depois, adicione a mistura de água com a banha ainda quente.
Passo 3 – Amasse a mistura até formar uma massa lisa, “bonita, agradável de se trabalhar”. Embrulhe-a num pano ou filme plástico e leva à geladeira para ‘descansar’ até que a massa fique firme (esse processo leva, em média, entre 4 e 24 horas).
Passo 4: Após o tempo na geladeira, corte a massa em porções, formando bolinhas do tamanho de uma ameixa pequena. Em seguida, estique-as usando um rolo até ficarem com 13cm de diâmetro e 3mm de espessura aproximadamente.
Passo 5: Uma vez cortados os discos, empilhe-os um sobre o outro – isso evita que a massa seque e os discos não vão grudar! Recheie (Para fazer o recheio da empanada, veja aqui. E prepare-o enquanto a massa descansa na geladeira.) , feche e leve para assar em forno pré-aquecido por 30 minutos aproximadamente ou até ficarem douradas.
Dica: Se não for assar as empanadas logo após o preparo da massa, embrulhe novamente num plástico ou pano de prato e guarde na geladeira até a hora de rechear.Mas atenção: não é recomendado guardar a massa por mais de 24 horas.
Receita 2 – Receita de Massa de Empanada da Chef Pía Hendrik
- 500g de farinha de trigo
- 125g de banha
- 1 ovo
- 1 colher (chá) de sal
- 200ml de água em temperatura ambiente
- 1 ovo batido para pincelar
Receita 2 – Como fazer a receita de massa de empanada da Chef Pia Hendrik
Passo 1 – Coloque a farinha de trigo na mesa em forma de coroa.
Passo 2: No centro, adicione a gordura detrretida, mas não quente, o ovo e o sal.
Passo 3: Comece dar liga acrescentando a água gradualmente (pode ser necessário um pouco mais ou um pouco menos) até formar uma massa macia.
Passo 4: Cubra com filme plástico e deixe descansar por 30 minutos em temperatura ambiente.
VEJA A RECEITA DO RECHEIO AQUI E PREPARE-O enquanto a massa descansa.
Passo 5: Depois, abra a massa sobre uma superfície enfarinhada e recorte círculos de 12-14 cm de diâmetro. Recheie. Unte uma assadeira e Leve para assar em forno pré-aquecido a 180oC até ficarem douradas, sem queimar.
Depois de executar as duas receitas de massa de empanada, chegamos a uma conclusão:
1 – Ambas as massas ficam bem crocantes.
2 – A massa de empanadas da Chef Pía fica mais homogênea e macia, tudo isso basicamente devido a adição de 1 ovo!
Isso é evidente quando comparamos a textura das massas abaixo:
3 – Para abrir a massa da Paolla foi bem difícil, por isso que ela recomenda fazer a divisão em bolinhas e abrir uma a uma. Para abrir de uma vez, apenas a massa da Chef Pía, que permite facilmente unir os pedaços, abrir novamente e cortar.
4 – O resultado final em sabor é bem similar, porém devido a dificuldade de trabalhar a massa, a vencedora no ponto de vista do Bake and Cake é a massa da Chef..
Pia Hendrik!
5 – No quesito durabilidade, são idênticas e não podem ser guardadas por mais de um dia e sempre da forma abaixo:
6 – Para assar, usamos uma forma com um tapete de silicone, forno 180oC até dourarem. Na receita da Paolla, não houve recomendação de pincelar um ovo, mas usamos assim mesmo.
#dicabakeandcake. se quiser que as empanadas fiquem com caras de assadas com efeito tio churrasco…..com aquelas pintinhas…asse em uma pedra de pizza…o resultado é muito diferente de quando assadas em forno convencional…veja como fizemos AQUI.
Esperamos que tenham gostado de nosso post! Ah e para ver como fechar as empanadas, a nossa dica é assistir a este video , da Cozinha Sincera, da Sheila, gosto muito dos posts dela.
Este post continua… veja aqui a receita completa do RECHEIO da empanada e também uma massa semi-folhada, que fizemos depois desta experiência!
Se é profissional da gastronomia, vende por encomenda, participe do nosso grupo fechado Bake and Cake Faça e Venda!
Um forte abraço, e mais uma vez, lembramos vocês para nos seguirem em nossas redes sociais :
Se quiser, deixe seus dados abaixo para pertencerem ao nosso maravilhoso universo da gastronomia e receber nossos comunicados exclusivos!
Um beijo e até a próxima técnica ou receita, porque aqui vocês sabem, a gente cozinha, gosta e posta!
Cris Muratori
Bake and Cake – Seu Canal Interativo Gourmet