Empanada – 3 massas, recheio e passo a passo!

Empanada – A melhor receita de empanada, com  recheio típico e 3 massas a sua escolha. Crocante, Macia ou Semi-Folhada. Com qual delas você vai? Inscreva-se no Youtube: youtube.com/c/bakeandcakebr

RECEITA DE EMPANADA 

EMPANADA
EMPANADA – foto com massa semi-folhada. A melhor massa!

Dificuldade: Média (com a massa semi-folhada), mais fácil se fizer com as demais massas que ja testamos (veja aqui).

Fica muito fácil se fizer com massa folhada pronta, laminada.

Tempo de Preparo: 6 horas (massa semi-folhada) e 2 horas e meia  para massa comum

Rendimento: varia de acordo com a massa escolhida.

Utensilios: Faca, tábua, tigelas, panela, escumadeira, rolo de abrir massa, cortador de alumínio grande ou pires de café, cortador de massas/faca final. Para assar : forma baixa ou pedra de pizza (preferencialmente).

Equipamentos: Processador (opcional) – para fazer a massa semi-folhada (mas ela pode ser feita a mão também). Fazer idealmente em forno elétrico com resistência superior e inferior para um melhor resultado. Forno de pizza / forno convencional.

I) Empanada – Massa com Banha

#dicabakeandcakebr – É considerada a massa típica “argentina” . Essa massa é bem fácil de preparar, um pouco mais difícil de manusear e tende a escurecer se guardada na geladeira por mais de 1 dia. Ou seja, deve ser preparada e consumida no mesmo dia. Pode ser assada e congelada com o recheio. Funciona bem.

O resultado: é uma massa mais crocante, biscoituda…por uma razão simples, leva água e não tem ovos.

Para ver a receita completa da massa com banha, clique aqui. Abra , recheie e asse conforme instruções desse post – item V. Ah no post original, foram testadas duas receitas com banha, uma da Paola Carosella e outra da Chef Pia Hendrik…e advinha qual foi a melhor?

Conheça a receita de banha vencedora…de acordo com o nosso “Teste” das empanadas AQUI

II- Empanada – Massa com manteiga e ovo

#dicabakeandcakebr: Foge um pouco do que é o tradicional, mas é mais macia do que a massa com banha e mais fácil de trabalhar, por ter mais “elasticidade”. Fica muito bonita, não testei congelar, mas tem

script async src="//pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js">

O resultado: é uma massa mais macia, com textura de massa de torta mais fofa e menos crocante.

Ingredientes Empanada – Massa com Manteiga e ovo:

  • 500 g de farinha de trigo
  • 100g de manteiga (ou margarina) sem sal
  • 1 ovo
  • 10g de sal
  • 120 ml de água morna

Obs. a Receita original leva 1kg de farinha de trigo e 1 ovo…aqui reduzimos para a metade e ajustamos a quantidade de água morna.

Modo de preparo da massa com manteiga e ovo: Misture a farinha de trigo com o sal e coloque em coroa sobre a mesa.Acrescente no centro a manteiga, o ovo e misture bem com as mãos.Incorpore um pouco de água morna lentamente e siga trabalhando a massa, até ficar homogênea (que não grude nem na mesa, nem nas mãos).Embrulhe em papel-filme, deixando reservada durante 1 hora na geladeira.  Abra , recheie e asse conforme instruções desse post – item V. Pode ser congelada depois de assada.

III) Empanada –  Massa Semi-Folhada

#dicabakeandcakebr – a Inspiração para fazer essa massa veio da empanada no restaurante 348, que é especializado em cozinha argentina (carnes). Lá as empanadas são suculentas e feitas com massa folhada. Em uma visita,  descobri que a massa utilizada é a massa “Arosa”. Efetuei o teste com ela e gostei bastante. É bastante prática e dá um resultado bem legal. Mas precisa ser bem “laminada” para ficar na espessura correta (bem fina). Mas se você quiser preparar a sua massa e arrasar…surpreender a todos, faça a empanada com a massa semi-folhada Bake and Cake.

O resultado: A massa é deliciosa, fácil de trabalhar. A única coisa é que não dá para aproveitar as rebarbas…tem que jogar fora, porque elas não folham. O Bake and Cake julgou essa a melhor massa para empanadas! Não é a forma tradicional, mas a massa fica leve, deliciosa, folha rapidinho e por incrível que pareça foi bem fácil de abrir e trabalhar!

Para ver a receita da massa semi-folhada clique aqui. Você pode usar apenas 1 receita e o rendimento será aproximadamente 30 empanadas cortadas do tamanho de um pires de café.

Massa semi Folhada: para ver a receita clique no link abaixo:

Massa Semi-Folhada – ótima relação tempo-resultado!

Seja com qualquer uma das massas que você escolher, inicie sempre pelo preparo da massa, pois todas elas tem um tempo de descanso, e enquanto elas “descansam” você pode preparar o recheio.

Abra , recheie e asse conforme instruções desse post – item V.

IV) Recheio da Empanada:

  • 750g de carne moída (patinho, coxão mole ou acém)
  • 3 colheres (sopa) de azeite virgem para refogar
  • ½ cebola média picada em cubos pequenos
  • 3 dentes de alho picados
  • 1 e 1/2 tomates sem pele e sem semente picados em cubos pequenos
  • 3/4 pimenta dedo de moça picada
  • Sal, pimenta do reino a gosto
  • Colorau a gosto a gosto
  • Cominho a gosto a gosto
  • Alho em pó a gosto
  • Sal com aipo a gosto (opcional)
  • salsinha e cebolinha picadas a gosto
  • 1  ovo e meio cozido picado bem pequeno
  • 3/4 de  xicara de azeitona verde picada

Para finalizar o recheio da empanada:

  • 2 1/2  colheres de sobremesa de manteiga integral sem sal
  • 2-3 colheres de sobremesa azeite extra-virgem para finalizar e um pouco mais se necessário antes de rechear.

Modo de Preparo da Empanada – Recheio.

Empanada Recheio
Empanada Recheio

Passo 1 – Enquanto a massa descansa na geladeira a primeira hora, separe os ingredientes. Cozinhe os ovos, tire a pele do tomate (faça um x no fundo, e coloque-o em água quente). Lave a salsa, cebolinho, seque bem. Pique todos os ingredientes. Reserve-os em potes separados.

Passo 2 – Coloque o azeite em uma frigideira pré-aquecida, doure levemente a cebola até ficar transparente.

Passo 3 – Em seguida refogue  o alho. acrescente a carne moída e refogue.

Passo 4 – Acrescente os tomates sem pele e sem sementes.Mexa bem.

Passo 5 – Junte a pimenta dedo de moça. Em seguida tempere a carne com sal, pimenta, cominho e colorau.

Passo 6 – Ao final, quando a carne estiver quase pronta, acrescente  as azeitonas, os ovos cozidos picados  a salsinha e a cebolinha.

Passo 7 – Adicione a manteiga e o azeite extra-virgem, mexa bem. Desligue o fogo.

Passo 8 – Ajuste os temperos: sal, pimenta, colorau, cominho se necessário.

Passo 9 – A carne tem que ficar “molhadinha”, bem colorida. Deixe esfriar, coloque um pouco na geladeira se necessário. Ajuste a umidade na hora de rechear, coloque mais azeite se necessário.

V) Empanada – Abrir a massa, rechear e assar

Passo 1 – Abra a massa com o rolo de macarrão ou com a máquina de macarrão (na máquina vá até o número 3 ou 4 – na Kitchen aid até o número 4).

Passo 2: Corte com auxílio de uma faca ou cortador de massas, medindo todas com o pires de café. Empilhe as massas e separe-as com um plástico para não grudem.

Empanada
Empanada

Passo 3: Recheie com 1 colher de sopa de carne, colocando o recheio bem no centro.  feche torcendo (essa parte exige um pouco de prática…mas se não conseguir utilize o garfo mesmo e feche como um pastel).

Passo 4: Asse preferencialmente sobre uma pedra de pizza, para dar o efeito de assado típico com essas “pintinhas” mais escuras. Em forno convencional, regule para 200oC e asse até ficar dourada. O tempo médio para assar as empanadas é de 12 a 15 minutos em forno pré-aquecido.

Se é profissional da Gastronomia, vende por encomenda, siga-nos no nosso grupo Bake and Cake Faça e Venda.

Um forte abraço, e mais uma vez, lembramos vocês para nos seguirem em nossas redes sociais :

Deixe seus dados abaixo para pertencerem ao nosso maravilhoso universo da gastronomia e receber nossos comunicados exclusivos!

Um beijo e até a próxima receita, porque aqui vocês sabem, a gente cozinha, gosta e posta!

Cris Muratori

Bake and Cake – Seu Canal Interativo Gourmet

 

 

 

 

 

 

Um comentário

Deixe aqui seu comentário