Receita de Massa de Empanada: 2 receitas testadas, de chefs argentinas.

Receita de Massa de Empanada – Em busca da receita de empanada ideal, testamos duas receitas: uma da Chef Paolla Carrosella e outra de Pía Hendrik, autora do livro Cozinha Argentina. Qual é melhor? Veja em nosso post. Inscreva-se no Youtube https://www.youtube.com/channel/UCTuHmgFYkIz-GQPjzhO_fbw

Todo mundo conhece a Chef Paolla, porque atualmente ela tem tido muita visibilidade por conta de sua participação no programa Masterchef. Aí resolvemos testar a receita dela de empanadas (a massa ) e comparar com outra receita da chef Pía Hendrik.

As receitas são muito parecidas, a diferença está essencialmente na adição de 1 ovo (receita de Pía). Ambas fazem a receita usando banha de porco, embora haja outras que utilizem a manteiga com base. A banha torna a massa mais crocante do que a massa com manteiga.

Dificuldade: Depende da receita! Veja abaixo nossa conclusão

Tempo de Preparo: O preparo é bem rápido, mas tem o tempo de descanso da massa (que varia conforme a receita) e o tempo de abrir, rechear e assar. Ativo: 2 horas e meia.

Utensilios: Panela, Tigela, Espátula, Cortador de Massa ou Faca, Pires ou outro recipiente que tenha 13cm em media de diâmetro, rolo de abrir massa.

Equipamentos: fogão, geladeira (verifique a receita) e forno.

Receita 1 – Receita de Massa de Empanada – Paolla Carrosella

  • 500g de farinha de trigo
  • 115g de banha
  • 1 xícara de água
  • 10g de sal refinado
  • 1 ovo para pincelar ( não foi recomendado na receita original, mas usamos)

Receita 1 – Como fazer a Receita de Massa de Empanada de Paolla Carrosella:

Passo 1 – Coloque a água em uma panela no fogão e deixe até que fique morna. Desligue o fogo, acrescente a banha e deixe derreter.

Passo 2 – Enquanto isso, coloque a farinha em uma bacia (peneire se desejar) e acrescente o sal. Depois, adicione a mistura de água com a banha ainda quente.

Passo 3 – Amasse a mistura até formar uma massa lisa, “bonita, agradável de se trabalhar”. Embrulhe-a num pano ou filme plástico e leva à geladeira para ‘descansar’ até que a massa fique firme (esse processo leva, em média, entre 4 e 24 horas).

Passo 4: Após o tempo na geladeira, corte a massa em porções, formando bolinhas do tamanho de uma ameixa pequena. Em seguida, estique-as usando um rolo até ficarem com 13cm de diâmetro e 3mm de espessura aproximadamente.

script async src="//pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js">

Passo 5: Uma vez cortados os discos, empilhe-os um sobre o outro – isso evita que a massa seque e os discos não vão grudar! Recheie (Para fazer o recheio da empanada, veja aqui. E prepare-o enquanto a massa descansa na geladeira.) , feche e leve para assar em forno pré-aquecido por 30 minutos aproximadamente ou até ficarem douradas.

Dica: Se não for assar as empanadas logo após o preparo da massa, embrulhe novamente num plástico ou pano de prato e guarde na geladeira até a hora de rechear.Mas atenção: não é recomendado guardar a massa por mais de 24 horas.

 

Receita 2 – Receita de Massa de Empanada da Chef Pía Hendrik

  • 500g de farinha de trigo
  • 125g de banha
  • 1 ovo
  • 1 colher (chá) de sal
  • 200ml de água em temperatura ambiente
  • 1 ovo batido para pincelar

Como fazer a receita de massa de empanada da Chef Pia Hendrik

Passo 1 – Coloque a farinha de trigo na mesa em forma de coroa.

Passo 2: No centro, adicione a gordura detrretida, mas não quente, o ovo e o sal.

Passo 3: Comece dar liga acrescentando a água gradualmente (pode ser necessário um pouco mais ou um pouco menos) até formar uma massa macia.

Passo 4: Cubra com filme plástico e deixe descansar por 30 minutos em temperatura ambiente.

VEJA A RECEITA DO RECHEIO AQUI E PREPARE-O enquanto a massa descansa.

Passo 5: Depois, abra a massa sobre uma superfície enfarinhada e recorte círculos de 12-14 cm de diâmetro. Recheie. Unte uma assadeira e Leve para assar em forno pré-aquecido a 180oC até ficarem douradas, sem queimar.

Depois de executar as duas receitas de massa de empanada, chegamos a uma conclusão:

1 – Ambas as massas ficam bem crocantes.

2 – A massa de empanadas da Chef Pía fica mais homogênea e macia, tudo isso basicamente devido a adição de 1 ovo!

Isso é evidente quando comparamos a textura das massas abaixo:

Receita de Massa de Empanada
Receita de Massa de Empanada  – Paolla Carrosella
Receita de Massa de Empanada
Receita de Massa de Empanada

3 – Para abrir a massa da Paolla foi bem difícil, por isso que ela recomenda fazer a divisão em bolinhas e abrir uma a uma. Para abrir de uma vez, apenas a massa da Chef Pía, que permite facilmente unir os pedaços, abrir novamente e cortar.

Receita de Massa de Empanada
Receita de Massa de Empanada

4 – O resultado final em sabor é bem similar, porém devido a dificuldade de trabalhar a massa, a vencedora no ponto de vista do Bake and Cake é a massa da Chef..

Pia Hendrik!

5 – No quesito durabilidade, são idênticas e não podem ser guardadas por mais de um dia e sempre da forma abaixo:

Receita de Massa de Empanada
Receita de Massa de Empanada

6 – Para assar, usamos uma forma com um tapete de silicone, forno 180oC até dourarem. Na receita da Paolla, não houve recomendação de pincelar um ovo, mas usamos assim mesmo.

#dicabakeandcake. se quiser que as empanadas fiquem com caras de assadas com efeito tio churrasco…..com aquelas pintinhas…asse em uma pedra de pizza…o resultado é muito diferente de quando assadas em forno convencional…veja como fizemos AQUI.

Receita de Massa de Empanada
Receita de Massa de Empanada

Esperamos que tenham gostado de nosso post! Ah e para ver como fechar as empanadas, a nossa dica é assistir a este video , da Cozinha Sincera, da Sheila, gosto muito dos posts dela.

Este post continua… veja aqui a receita completa do RECHEIO da empanada e também uma massa semi-folhada, que fizemos depois desta experiência!

Se é profissional da gastronomia, vende por encomenda, participe do nosso grupo fechado Bake and Cake Faça e Venda!

Um forte abraço, e mais uma vez, lembramos vocês para nos seguirem em nossas redes sociais :

Se quiser, deixe seus dados abaixo para pertencerem ao nosso maravilhoso universo da gastronomia e receber nossos comunicados exclusivos!

Um beijo e até a próxima técnica ou receita,  porque aqui vocês sabem, a gente cozinha, gosta e posta!

Cris Muratori

Bake and Cake – Seu Canal Interativo Gourmet

logo original
logo

Um comentário

Deixe aqui seu comentário