Molho de Tomate – RECEITA – uma forma simplificada, com poucos ingredientes de fazer o molho clássico e preparar para congelar. Inscreva-se no Youtube
Não tem mais desculpa para não ter molho de tomate fresco e caseiro na sua geladeira/congelador. No post de hoje, além de aprender uma forma simplificada de fazer O MOLHO a partir de TOMATES DE VERDADE, ainda tem dicas de como fazer para ter ele pronto, sempre que precisar. O segredo e essas dicas, você descobre na nossa RECEITA @bakeandcakebr. Ah, e também tem a explicação de porque os molhos ficam ALARANJADOS.
Para ver mais dicas e técnicas de preparo, VEJA AQUI.
Pizza
DIFICULDADE: Fácil
TEMPO DE PREPARO : 1 HORA E MEIA
RENDIMENTO: 1,5 kg de molho de tomate
EQUIPAMENTOS: Fogão
UTENSiLIOS: 1 panelas, 1 tábua, 1 espátula, 1 panela para cozinhar massas (grande).
Ingredientes
- 3,5kg de tomates italianos maduros
- Sal
- Pimenta
- Açúcar –
- Manjericão fresco
- 2 a 3 colheres de sopa de Extrato de Tomate (opcional)
modo de preparo
PASSO 1: A primeira etapa é colocar um caldeirão grande com água para ferver. Dependendo da quantidade, talvez seja necessário dividir. Lembre que quando você colocar os tomates nessa água ela vai subir devido ao peso dos tomates, então água pela metade talvez já seja suficiente. Enquanto a água ferve, lave os tomates e faça um x nas costas, como está na foto abaixo.
PASSO 2: Em seguida, coloque os tomates inteiros na água fervente. Separe uma tigela grande, com água gelada para parar o cozimento ou peneira – assadeira furada. Deixe o suficiente para começar a sair a pele – cuidado para não cozinhar os tomates.
PASSO 3: Retire os tomates da água fervente quando a pele começou a sair. Coloque em banho maria invertido (na tigela com água gelada) ou na assadeira furada (e jogue agua fria corrente) para parar o cozimento.
PASSO 4: Retire a pele dos tomates.
PASSO 5: Com um utensílio de tirar o miolo de maçãs (ver a foto abaixo) – retire o miolo. Se não tiver o utensílio, abra e retire a parte branca (que é meio dura e leva mais tempo para cozinhar). Mas fica a dica, se tiver esse utensílio vai poupar demais o seu tempo.
PASSO 6: Transfira os tomates para a panela. Com um amassador vertical, amasse. É importante que os tomates sejam bem maduros, pois eles tem mais suco. Não bata no liquidificador, esse molho é para ser pedaçudo mm, como se fosse um molho rústico. E não se precupe, ele serve para spaghettis, nhoques, lasanhas, bife à parmeggiana, e uma infinidade de pratos.
PASSO 7: Adicione 200ml de água., amasse um pouco mais. Misture extrato de tomate (2 a 3 colheres de sopa) e leve para cozinhar por 1 hora – até ferver em fogo médio, e depois em fogo médio-baixo, sem tampar. O molho vai reduzir uns 30% e ficar bem encorpado.
PASSO 8: TEMPERAR. Tempere ao final. É possivel guardar sem temperar ou já temperado, você escolhe. Como temperos, sal e pimenta. Para tirar a acidez, pois os nossos tomates são bastante ácidos em vez de doces, uma pitada de açúcar. Só tome cuidado para não ficar um molho doce, o açúcar aqui é somente para tirar a acidez desse molho e é totalmente opcional (uma outra forma é cozinhar com 1/2 ou 1 cenoura inteira e sem a casca).
ESPERAMOS QUE TENHAM GOSTADO DESSE POST. Se quiser, veja também como fazer o molho de tomate sem pele e sem semente, VEJA A RECEITA AQUI.
Se é profissional da gastronomia, vende por encomenda, participe do nosso grupo fechado Bake and Cake Faça e Venda.
Para receber as receitas, sempre que forem postadas, deixe seu e-mail no formulário abaixo
Um forte abraço, e mais uma vez, lembramos vocês para nos seguirem em nossas redes sociais:
Facebook
Instagram
Twitter
Youtube
Um beijo e até a próxima técnica ou receita, porque aqui vocês sabem, a gente cozinha, gosta e posta!
Cris Muratori
Bake and Cake – Seu Canal Interativo Gourmet