Massa de pizza

Massa de pizza, receita fácil – formulada aqui no Bake and Cake!

eceita Bake and Cake, muito fácil, apenas 5 ingredientes, Faça sua pizza “italiana” em casa, sem complicações com nossas dicas. Inscreva-se no Youtube.

——————————————————————————————————————–

Como fazer Pizza em casa

Bake and Cake logo

Nossa receita de massa de pizza é muito fácil de fazer, leva apenas 5 ingredientes . Massa crocante, meio mais macio. Receita formulada aqui no Bake and Cake e, claro, testada, para garantir para você um resultado de ARRASAR.

I) Receita Bake and Cake

Dificuldade: Fácil

Rendimento: 1kg de massa (cada pizza deve ter entre 250g e 330g, ou seja com essa receita dá para fazer até 4 pizzas)

Tempo de Preparo: (preparo da massa 30 minutos) + 6 horas de fermentação .

Utensílios: Tigela, Assadeira de Pizza (de preferência furada), Pedra para assar pizza (opcional).

Equipamentos: Forno , Batedeira com Gancho (opcional)

Para essa receita será usado o método direto da PANIFICAÇÃO. Esse método consiste em colocar os ingredientes na ordem : secos, líquidos, gordura e sal. 


Ingredientes – Massa de Pizza

Parte a) SECOS

  • 500g de farinha de trigo + um pouco para polvilhar
  • 100g de semolina (caso não tenha use farinha de trigo mesmo)
  • 15g de fermento biológico fresco ou 6g de fermento seco (para o seco equivale a duas colheres de chá)

Parte B) Líquido

  • 360 ml de água mineral gelada. * ver em nossas dicas porque….

Parte C) Gordura

  • 15 ml de Azeite Extravirgem + um pouco para untar

Parte D) Sal

  • 12g de sal ou 1 colher de chá

Modo de preparo  – MASSA DE PIZZA

Passo 1 :  Coloque em uma tigela todos os ingredientes secos, menos o sal.

Passo 2:  Adicione a água. misture bem, comece a sovar.

#dicabakeandcake 1 – quando você sova a massa e nesse caso precisa ser bem sovada até o ponto de véu, a massa aquece….se você colocar água morna como indicam muitas receitas a temperatura da sua massa pode subir muito e matar o fermento.  Esse é o motivo pelo qual não se deve colocar água morna EM NENHUM pão ou pizza!

Passo 3: Acrescente o azeite, incorpore bem, sove mais.

Passo 4: Por último, adicione o sal, mexa bem, sove até dar o ponto de véu ( o ponto de véu é visível, a massa estica alguns cm e não quebra…)

Passo 3. Unte uma tigela de vidro ou uma forma funda com azeite. Tampe a tigela da massa com papel filme.  Leve a massa para descansar em temperatura ambiente

#dicabakeandcake 2 –  a temperatura máxima para a fermentação ocorrer e de 37oC, se colocar em um forno quente, ela pode subir além disso e matar o fermento, gerando o efeito contrário ao desejado. Se mantiver em temperatura ambiente, a massa cresce no ritmo dela, não tenha pressa, fazer pão e pizza é um ótimo exercício da paciência!

Antes de crescer….
Depois de 3 horas. de crescimento.


Passo 4: Sobre uma superfície untada com farinha, separe a massa já crescida em partes iguais, de acordo com o número de pizzas que você quer fazer (3 ou 4). Faça bolas com a massa, com cuidado para não sair o ar.

Passo 5: Coloque em uma forma e cubra com um pano  limpo e úmido. Deixe descansar no mínimo 2 horas ou até dobrar de volume.

Passo 6: Abra a massa. Veja abaixo como fazer.

#dicabakeandcake 3 – Polvilhe a bancada  com farinha, abra a massa com um rolo se quiser uma pizza mais uniforme, lisa e crocante. Ao abrir com um rolo você tira um pouco do efeito da fermentação, das bolhas de ar, o que a faz ficar mais lisinha na hora de assar. Aquela pizza “deformada” que você ve nas pizzarias, com a borda irregular e mais grossa nas bordas, normalmente é aberta com as mãos.  Por praticidade e para obter o efeito mais próximo de uma pizza de pizzaria , aqui no Bake and Cake pizza de abre com a mão. Para abrir com a mão, estique a massa do centro para fora, vá girando, até obter o tamanho que necessita. Se preferir, termine de abrir sobre a forma untada com azeite.

Passo 7: Coloque a massa sobre a forma (de preferência furada) untada. Coloque o molho de tomate, a cobertura que desejar.

Passo 8: Coloque no fundo uma pedra de pizza, asse a pizza sobre a pedra em uma forma com furos. O tempo pode variar, de acordo com seu forno, então vigie para garantir que ela saia perfeita.

#dicabakeandcake 5 – A última dica que dou aqui é…algumas vezes é mais fácil pré-assar a massa , pois o forno costuma demorar .. Entao nesse caso, só abra a massa, coloque o molho de tomate e coloque-a para assar em forno muito alto. Não precisa dourar, apenas crescer dentro do forno. E possível também congelar a pizza pré-assada!

Massa pré-assada (essa foi aberta na mão)

Aqui no Bake and Cake, temos outras massas de pizza, caso queira consultar e escolher a que vai fazer. Mas de verdade essa é a MELHOR!

Pizza americana

Massa de pizza caseira , a Pizza do Brás Pizzaria

Pizza homemade

Um forte abraço, e mais uma vez, lembramos vocês para nos seguirem aqui e em :

Um beijo e até a próxima receita, porque aqui vocês sabem, a gente cozinha, gosta e posta!

Cris Muratori

BAKE AND CAKE

Bake and Cake – Seu Canal Interativo Gourmet


Deixe aqui seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.