#receitasnatal Bake And Cake – #fundodobau (receita de família) – RECEITA DE RABANADAS DELICIOSAS Vovó EURIDICE para o Natal.

Bake and Cake – Trouxemos direto do #fundodobau (do acervo de receitas da Vovó Euridice) a receita das Deliciosas Rabanadas ou FATIAS do Céu. Tão boas, tão boas que é daqueles doces para comer de joelhos no Natal. Clique na foto e veja a receita. Siga-nos em @bakeandcakebr . Inscreva-se em https://www.youtube.com/channel/UCTuHmgFYkIz-GQPjzhO_fbw

Por trás da história da rabanada, muitas lendas e uma origem incerta. Sabe-se que a RABANADA foi criada através da necessidade do reaproveitamento do pão (amanhecido). A sua origem sempre se remete a Portugal, mas em todo o mundo é possível encontrar variações da rabanada, como o “Eggy bread” na Inglaterra, o “French toast” nos EUA, e o “Pain Perdu” na França.  Mas uma certeza temos: foram os portugueses os responsáveis por trazer a receita para o Brasil, que rapidamente se espalhou tomou conta do Natal, permanecendo ainda como tradição em muitas famílias de origem portuguesa (Fonte: Site Petit Gastrô)

Sua preparação é feita com pão amanhecido (para rabanada), leite, limão, canela e ovos. As fatias  consomem muito leite, posso dizer que as rabanadas são “mamíferos”kkk. Seu poder de sugar o leite é impressionante! Piadinhas a parte, as deliciosas fatias são embebidas em leite aromatizado e passadas pelo ovo.  Em seguida fritas para formar uma casquinha dourada e crocante por fora. Depois cada fatia é  deliciosamente polvilhada com açúcar e canela e aí é comer de joelhos, rezando (mas sem arrependimentos!)

O que ficou claro na preparação desta receita é que o segredo é a formação de uma calda, que aparece depois de pronta, quando ainda quentes, adicionamos o açúcar sobre elas. Aí começa uma “dança” de posições das rabanadas para que todas tenham esta calda.

Vamos conferir a receita ?

Rabanada do #fundodobau – Receita Vovó Euridice, executada por Manuela Costa Bofino.

Dificuldade: Fácil

Tempo de Preparo : 2 horas

Rendimento: Cada pão dá umas 40 rabanadas, se fizer dois, são 80 rabanadas.

Utensílios: Faca de pão, Tábua, Forma, Panela, Escumadeira, Tigela para servir as rabanadas, Pinça ou Espátula, Tigela grande, Peneira, Tigela Pequena, 2 a 3 formas grandes.

Equipamentos: Fogão.

Ingredientes:

  • 2  pães para rabanadas de aproximadamente 2 dias, cortados em fatias finas – 1 dedo de espessura
  • 2 L de leite Integral
  • Casca de limão
  • Canela em Pó a gosto
  • Canela em Rama (1 ou 2 são suficientes)
  • Açúcar a gosto (prove o leite e verifique)
  • 12 ovos
  • 2l de óleo para fritar

Como fazer as rabanadas deliciosas da Vovó Euridice:

rabanada
rabanada

Passo 1: Corte o pão em fatias com um dedo de espessura. Ferva o leite com o açúcar (adoce a gosto), pedaços da casca do limão, a canela em pó e em rama.

Passo 2: Arrume uma camada de fatias de pão em uma assadeira

script async src="//pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js">

Passo 3: Derrame por cima o leite fervendo, coando com o auxílio de uma peneira. Faça isso em quantidade suficiente para molhar muito bem cada fatia, vire do outro lado e molhe novamente.

Passo 4: Passe o pão por uma peneira e deixe escorrer o excesso de leite (usamos uma peneira gigante, maravilhosa, que veio direto de Recife).

Passo 5: Bata 2 ovos de cada vez e vá passando cada fatia nos ovos.

Passo 6: Aqueça o óleo em uma frigideira, até as fatias ficarem douradas de ambos os lados. Escorra bem, utilizando para isso bastante papel absorvente.

Passo 7: Em uma travessa misture o açúcar com um pouco de canela e passe as rabanadas já fritas.

Passo 8: Polvilhe açúcar e canela na travessa em que as rabanadas serão servidas. Coloque as rabanadas e polvilhe por cima mais açúcar e canela. Faça isso sucessivamente e vá colocando camadas sobrepostas de rabanadas.

Passo 9: Um tempo depois troque as rabanadas de posição, deixando as mais secas para baixo e as mais molhadas para cima. Observe que o açúcar derrete, formando uma deliciosa calda.

Sugestão: Monte as rabanadas em formato de flor, utilize um prato que tenha um pouco de profundidade, devido a calda.

Rabanadas como servir
Rabanadas como servir

Na hora de servir, coloque mais açúcar e canela a gosto (opcional). Se preferir com a calda, deixe sem mesmo, o efeito é lindo também (brilho da calda);

Rabanadas com açúcar e canela.
Rabanadas com açúcar e canela.

As rabanadas devem ser guardadas na geladeira.

Gostou da receita do #fundodobau, que obtivemos com a ajuda da Manuela Costa Bofino filha da Vovó Euridice? Ela foi muito gentil, nos recebeu em sua casa e compartilhou esta receita maravilhosa com a gente. Muito obrigada, do coração.

Espero que aproveitem, essas receitas são verdadeiros achados do #fundodobau.

Um forte abraço,

Cris Muratori

Bake and Cake

Seu Canal Interativo Gourmet

Um comentário

Deixe uma resposta